A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 23 de Junho de 2017

27/12/2016 10:29

Sair do emprego não garante que conta do FGTS fique inativa; entenda

Priscilla Peres
Para consultar extrato do FGTS basta acessar o site da Caixa. (Foto: Reprodução)Para consultar extrato do FGTS basta acessar o site da Caixa. (Foto: Reprodução)
Clicando no 'extrato completo' é possível consultar a situação da conta. (Foto: Reprodução)Clicando no 'extrato completo' é possível consultar a situação da conta. (Foto: Reprodução)

O governo liberou o saque do FGTS de contas que ficaram inativas até dezembro de 2015, porém para garantir que poderá contar com o montante é preciso ficar atento aos depósitos feitos pelo ex-empregador. Acontece que se o trabalhador deixou o emprego antes de 2015, mas a empresa continua depositando o fundo atrasado, a conta é considerada ativa e, assim, o saque proibido.

Para cada emprego com carteira assinada o trabalhador possui uma conta de FGTS, que é possível consultar pela internet com o número do PIS e senha, que pode ser cadastrada na hora. Com o e-mail também é possível ter acesso ao extrato completo das contas. Clique aqui.

Ao entrar no item 'extrato', o trabalhador encontra as informações sobre todas as suas contas, como nome da empresa, número da carteira de trabalho, da conta do FGTS, das movimentações e por fim, da situação da conta. Neste item está a informação mais importante. Se estiver um I, significa que está inativa e o saque pode ser feito, mas se constar um A, é considerada ativa.

Se o trabalhador deixou o emprego em 2014, por exemplo, e sua conta está ativa, significa que a empresa continua fazendo depósitos. No extrato completo é possível ver a quantidade depositada e as datas.

A conta é considerada inativa quando deixa de receber depósitos e isso acontece automaticamente, segundo a Caixa Econômica Federal. Portanto, quem tem a conta do FGTS ativa, ou que tenha ficado inativa em 2016, não pode sacar.

Regras - O governo liberou o saque total de contas inativas, desde 31 de dezembro de 2015. E tem direito ao recurso todos aqueles que já trabalharam com carteira assinada, sendo que para cada emprego há uma conta de FGTS.

Não é possível sacar o dinheiro de empregos atuais e a consulta do saldo pode ser feita informando o número do PIS e a senha, no site da Caixa. A senha pode ser cadastrada na hora, e também é possível saber pelo aplicativo para celular da Caixa.

O aplicativo do banco já é um dos mais baixados na Play Store de celulares androides. Em fevereiro, o governo vai divulgar a data em que o saque estará disponível.

Saque de conta inativa do FGTS só pode ser feito a partir de fevereiro
Anunciado hoje (22) pelo governo como medida para estimular a economia no próximo ano, o saque do saldo das contas inativas do Fundo de Garantia do T...
Temer libera saque do FGTS, mas economista faz alerta para futuro
O presidente Michel Temer (PMDB) anunciou hoje, que trabalhadores poderão sacar todo o dinheiro disponível em contas inativas do FGTS (Fundo de Garan...



fui dispensado sem justa causa da empresa já tem 10 anos ,minha conta estava inativa não tenho os termos de rescisão para sacar a empresa me deu até a chave em 2016 mais a caixa pediu o termo de rescisão,estou esperando para sacar sendo que essa semana ela ficou ativa . o que devo fazer?
 
RODRIGO VENANCIO em 03/04/2017 13:13:10
o meu FGTS constando como ativo mais sai da empresa te 6 anos como faço para regata-lo?
 
tami em 27/03/2017 09:06:25
Tenho uma Duvida, tenho 3 contas inativas, mas estou voltando a trabalhar em uma delas, caso eu seja contratado novamente pela mesma empresa a conta passaria a estar ativa?
Lembrando que ja fiz a checagem na caixa e la esta liberado o valor total das tres empresas em que trabalhei. Sendo hj dia 11/03/2017 e a data de meu recebimento é para dia 10/04/2017. Teria problema eu voltar para a empresa e correr o risto de perder este valor?
 
Bruno Lucas em 11/03/2017 19:45:07
Gostaria de saber porque minha conta permanece ativa sendo que nao trabalho na empresa a anos ? o que devo fazer ? onde procuro meus direitos ?
 
Fabricio Bueno da Silva em 11/03/2017 11:53:29
Quando a esmola é demais o santo desconfia
 
Fox em 06/03/2017 13:43:05
Sabia que havia falcatrua do governo e esse banco maldito da Caixa
 
Fox em 06/03/2017 13:42:20
Absurdo! Por um erro da empresa, o trabalho não poderá sacar o FGTS. Já estou vendo as ações judiciais..
 
Caio em 16/02/2017 13:50:30
Bom dia...
Gostaria de saber porque ainda estão ATIVA umas conta que ja faz de 5 a 10 anos que sai dessas empresa???
E o que devo fazer para torná-las INATIVA para conseguir receber???
 
Jefferson Armando em 15/02/2017 11:48:26
Bom dia...
Gostaria de saber porque ainda estão ATIVA umas conta que ja faz de 5 a 10 anos que sai dessas empresa???
E o que devo fazer para torná-las INATIVA para conseguir receber???
 
Sirlene Provasi em 11/02/2017 10:48:30
Gostaria de saber porque que ainda estão ATIVA umas contas que tem mais de 5 ou até 10 anos que sai dessa empresa?
e o que devo fazer para torná-la INATIVA para que eu possa sacar esse dinheiro?
 
Sirlene Provasi em 11/02/2017 10:44:11
Boa tarde
gostaria de saber porque a conta nao fica inativa apos sair do emprego anterior pedi demissao em 2011 porem a conta permanece ativa ela tem algum prazo para virar inativa?
vou conseguir retirar o fgts? obrigada.
 
gisana sisti nassif viana em 09/02/2017 01:13:53
Boa noite... tb gostaria de saber por que sai da empresa tem mais de cinco anos e a conta ainda esta ativa (A) SERA QUE NAO VOU CONSEGUIR retirar o fgts ?? por isso?
 
gisana sisti nassif viana em 09/02/2017 01:11:06
Boa Noite, Gostaria de tirar uma dúvida. Fui conferir minha conta de uma empresa que sai em 25/06/2015 e percebi que a empresa fez 2 depósitos referente ao mês 05/2015. Em 26/06/2015 tem depósito em atraso referente ao mês 05/2015 de R$116,00 e em 31/07/2015 tem 2 depósitos em atraso, um referente ao mesmo mês 05/2015 de R$116,00 e outro referente ao mês 06/2015 de R$142,05. E não tem depósito referente ao mês 04/2015. E se não bastasse em 15/04/2016 consta uma AC DEVOLUCAO RECOLHIMENTO DEP 05/2015 no mesmo valor do depósito atrasado do mês 05/2015 R$116,00, ou seja, acredito que estornaram o valor duplicado referente ao mês 05/2015, mas e o depósito referente ao mês 04/2015 que não tem? deveria aparecer no extrato certo? Como posso saber sobre isso? Fico no aguardo Obrigado!!!
 
Thiarles Rocha em 16/01/2017 23:12:35
TODOS O MEUS EMPREGOS ESTAO ASSIM , PQ LOGO QUE SAI DE UM ENTREI EM OUTRO , PELA ANTIGA LEI , TINHA QUE FICAR 3 ANOS SEM ASSINAR CARTEIRA, PARA PEGAR O FGTS, POR ISSO AS CONTAS FICAM ATIVAS
 
wanessa sousa santana em 27/12/2016 14:36:59

olha eu tambem , tem uma de 2014 com o (A) de ativo , e a mais antiga 2001 , tambem ativa, isso ta errado , como pode , e o atual emprego ta do mesmo jeito
 
wanessa sousa santana em 27/12/2016 14:22:22
Boa tarde
gostaria de saber porque a conta nao fica inativa apos sair do emprego anterior pedi demissao em 2014 porem a conta permanece ativa ela tem algum prazo para virar inativa?
Obrigado
 
eder brandao em 27/12/2016 12:15:46
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions