ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Economia

Sair do emprego não garante que conta do FGTS fique inativa; entenda

Priscilla Peres | 27/12/2016 10:29
Para consultar extrato do FGTS basta acessar o site da Caixa. (Foto: Reprodução)
Para consultar extrato do FGTS basta acessar o site da Caixa. (Foto: Reprodução)
Clicando no 'extrato completo' é possível consultar a situação da conta. (Foto: Reprodução)
Clicando no 'extrato completo' é possível consultar a situação da conta. (Foto: Reprodução)

O governo liberou o saque do FGTS de contas que ficaram inativas até dezembro de 2015, porém para garantir que poderá contar com o montante é preciso ficar atento aos depósitos feitos pelo ex-empregador. Acontece que se o trabalhador deixou o emprego antes de 2015, mas a empresa continua depositando o fundo atrasado, a conta é considerada ativa e, assim, o saque proibido.

Para cada emprego com carteira assinada o trabalhador possui uma conta de FGTS, que é possível consultar pela internet com o número do PIS e senha, que pode ser cadastrada na hora. Com o e-mail também é possível ter acesso ao extrato completo das contas. Clique aqui.

Ao entrar no item 'extrato', o trabalhador encontra as informações sobre todas as suas contas, como nome da empresa, número da carteira de trabalho, da conta do FGTS, das movimentações e por fim, da situação da conta. Neste item está a informação mais importante. Se estiver um I, significa que está inativa e o saque pode ser feito, mas se constar um A, é considerada ativa.

Se o trabalhador deixou o emprego em 2014, por exemplo, e sua conta está ativa, significa que a empresa continua fazendo depósitos. No extrato completo é possível ver a quantidade depositada e as datas.

A conta é considerada inativa quando deixa de receber depósitos e isso acontece automaticamente, segundo a Caixa Econômica Federal. Portanto, quem tem a conta do FGTS ativa, ou que tenha ficado inativa em 2016, não pode sacar.

Regras - O governo liberou o saque total de contas inativas, desde 31 de dezembro de 2015. E tem direito ao recurso todos aqueles que já trabalharam com carteira assinada, sendo que para cada emprego há uma conta de FGTS.

Não é possível sacar o dinheiro de empregos atuais e a consulta do saldo pode ser feita informando o número do PIS e a senha, no site da Caixa. A senha pode ser cadastrada na hora, e também é possível saber pelo aplicativo para celular da Caixa.

O aplicativo do banco já é um dos mais baixados na Play Store de celulares androides. Em fevereiro, o governo vai divulgar a data em que o saque estará disponível.

Nos siga no Google Notícias