ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Secretário diz que Estado pode montar pontes móveis para escoamento da safra

Flávio Paes | 16/01/2016 21:20

O Governo do Estado pode recorrer a instalação de pontes móveis, em regiões produtoras, onde as chuvas provocaram estragos, para garantir o escoamento da safra de soja que começa ser colhido em até 40 dias.

Segundo levantamento da a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), o Estado tem 43 pontes destruídas e 24 danificadas e não há tempo, nem recursos disponíveis, para reconstruir as pontes até o início da colheita. A previsão é de que o Estado colha nesta safra 7,4 milhões de toneladas do grão.

Segundo o secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, que se as chuvas continuarem com a mesma intensidade das últimas duas semanas, há risco de redução da produtividade de soja, que começa a ser colhida nos próximos 40 dias.

Se não houver um período de estiagem aumentarão as dificuldades para o controle das pragas na lavoura, o que pode impactar diretamente na produtividade. "Se as chuvas continuarem depois do dia 20, os produtores terão prejuízos qualitativos e quantitativos, pois a soja começará a arder e perder qualidade. A persistência do clima chuvoso num solo saturado causa o encharcamento", explica o secretário.

O grande número de áreas com algum grau de inundação é outro problema decorrente do excesso de chuva. As situações mais graves são em Amambai, Aral Moreira, Ponta Porã e Laguna Caarapã. Nestes municípios muitos produtores estão abrindo valetas para drenar as lavouras do excesso de água.

“Quando as plantas recebem água em excesso, elas encerram o seu ciclo antecipadamente, o que pode resultar em uma colheita abaixo de esperado, com grãos menores e com menos peso, e interferir nos números de produtividade”, explica Lamas.

Nos siga no Google Notícias