A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Agosto de 2018

19/06/2018 22:34

Senado aprova venda direta do etanol das usinas aos postos, sem distribuidoras

Adriano Fernandes
Distribuidora de combustíveis de Campo Grande. (Foto: Paulo Francis) Distribuidora de combustíveis de Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)

O plenário do Senado aprovou o projeto que autoriza a venda de etanol das usinas diretamente para os postos de combustíveis, dispensando as distribuidoras e, assim, baratear o preço do etanol. A medida derruba artigo de resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que determina que o fornecedor só comercialize o etanol com outro fornecedor cadastrado na ANP, com um distribuidor autorizado pela agência, ou com o mercado externo.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) destacou que agora será preciso outra medida legislativa para estabelecer regras claras que garantam segurança jurídica a todos envolvidos na cadeia produtiva. “Apenas a simples sustação da resolução não torna viável a proposta, muito menos a redução de preço na bomba ao consumidor”, disse.

A senadora ainda lembrou que o Mato Grosso do Sul compõe os estados que mais produzem esse tipo de combustível ao lado de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. Simone ponderou que a venda direta deve aumentar a tributação sobre as usinas e ampliar a fiscalização do setor.

“Estamos falando de um produto perigoso, que precisa ser manipulado, fiscalizado”, disse, ao argumentar que as usinas passarão a ter custo extra com a distribuição do produto e ao questionar se as usinas vão assimilar 100% do PIS/Cofins. 

O projeto foi apresentado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA) após a paralisação dos caminhoneiros. A proposta segue para Câmara , onde já existe outras medidas sobre o assunto.

Aumento de benefícios a produtor rural pode ser vetado, diz secretário
O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse hoje (17) que o governo federal estuda vetar a ampliação de benefícios a produtores rurais ...
Dólar fecha a semana cotado a R$ 3,91, acumulando alta de 1,31%
A moeda norte-americana encerrou hoje novamente (17) em alta de 0,24%, cotada a R$ 3,9147 na venda, fechando uma série de três pregões consecutivos d...
Hotel em Orlando ganha tema Jurassic World
Sempre se reinventando, Orlando não mede gastos para investir seja em novas atrações nos parques ou em estrutura e serviços para os turistas. Agora é...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions