ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Setor de serviços, que estava em alta, tem queda de 1,2% em agosto

Caroline Maldonado | 22/10/2014 09:49
Receita de serviços de informação e comunicação teve alta de 1,7%  em agosto (Foto: Marcos Ermínio)
Receita de serviços de informação e comunicação teve alta de 1,7% em agosto (Foto: Marcos Ermínio)

Em agosto, o setor de serviços em Mato Grosso do Sul registrou queda de 1,2% na receita nominal, com relação ao mesmo mês do ano passado. A retração vem após dois meses seguidos de alta na arrecadação do setor. Em junho, o Estado teve aumento de 2,6% na receita e em julho a alta foi de 2,22%.

Os dados divulgados nesta quarta-feira (22) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que o Estado, até o mês passado o 15º da lista das receitas com melhor desempenho em junho, agora ocupa o 3º lugar entre os quatro que tiveram pior receita em agosto.

De acordo como IBGE, o Amapá teve queda de 3,9% na receita de serviços, seguindo do Piauí, com -2% e o quarto da lista é Espirito Santo, com retração de 0,6 em comparação com o mesmo mês do ano passado. Este último permanece há, pelo menos, três meses com queda na receita do setor.

Já o Distrito Federal se mantém na liderança dos Estados que apresentaram melhor receita, com 13,2%. O Acre é o segundo da lista dos que aumentaram a receita, com alta de 11,2 na comparação com agosto de 2013, enquanto Tocantins e Roraima tiveram aumento de 8,2% cada. 

Brasil – No país, o setor registrou crescimento nominal de 4,5% na comparação com mesmo mês do ano anterior. O resultado é inferior as taxas observadas em julho, 4,6% e junho, 5,8%. O percentual é o menor desde o início da série, segundo o IBGE.

Conforme o instituto, os serviços prestados às famílias registraram crescimento de 9,0%; os serviços de informação e comunicação, de 1,7%; os serviços profissionais, administrativos e complementares, de 7,9%; transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, de 3,2%; e outros serviços, de 10,6%. O crescimento nominal acumulado no ano e o acumulado em 12 meses foram 6,7% e 7,4% respectivamente.

As atividades levantadas pela pesquisa são serviços prestados às famílias (alojamento e alimentação; outros serviços prestados às famílias); serviços de informação e comunicação (serviços TIC; serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias); serviços profissionais, administrativos e complementares (serviços técnico-profissionais; serviços administrativos e complementares); transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (transporte terrestre; transporte aquaviário, transporte aéreo; armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio) e outros serviços.

Nos siga no Google Notícias