ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Sindicato estuda medidas judiciais para validar tabela de corretores de imóveis

Sindimóveis/MS também promove abaixo-assinado com a categoria e avalia providências jurídicas contra decisão do Cade que desobriga aplicação da tabela de honorários no mercado imobiliário

Humberto Marques | 17/03/2018 12:22
Marta Recalde: fim da tabela pode tumultuar o mercado imobiliário. (Foto: Sindimóveis/Divulgação)
Marta Recalde: fim da tabela pode tumultuar o mercado imobiliário. (Foto: Sindimóveis/Divulgação)

O Sindimóveis/MS (Sindicato dos Corretores de Imóveis de Mato Grosso do Sul) avalia qual seria a melhor forma jurídica para contestar decisão do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que desobriga a aplicação da tabela de honorários no mercado imobiliário –que garante as comissões dos profissionais e imobiliárias na negociação de propriedades.

Conforme informações do sindicato, há em todos os Estados uma tabela com percentuais que variam de 5% a 10% do valor de cada negócio –sendo o primeiro percentual o mais comum aplicado em Mato Grosso do Sul. “É uma tabela feita dentro da legislação que rege o exercício da profissão, com a devida homologação do Creci [Conselho Regional dos Corretores de Imóveis]”, informou, via assessoria, a presidente do Sindimóveis/MS, Marta Recalde.

O dispositivo que prevê a taxa de corretagem se refere ao artigo 17, inciso VI, da lei federal 6.530/1978, que regulamenta a profissão de corretor de imóveis. Marta afirma que, no Estado, há sete mil corretores em atuação, e que a decisão do Cade tem potencial para tumultuar o mercado. “Imagina cada um tendo a liberdade de cobrar o que quiser?", questiona ela.

“Sugestivo” – Ela defendeu a manutenção da tabela como dispositivo que cria parâmetros “para quem exerce determinada profissão, a fim de que receba valores condizentes com o trabalho realizado, de modo a coibir a desvalorização e o aviltamento dos corredores de imóveis como profissionais liberais”.

A presidente do sindicato reforça que o Cade não extinguiu a tabela, porém, determinou que ela passe a ter caráter “sugestivo e orientativo” –em outras palavras, permite cobranças em valores abaixo do praticado no mercado, o que teria potencial para desestabilizar a carreira. Por esse motivo, tem orientado os corretores a comparecerem à sede do Sindimóveis na Capital (na rua 7 de Setembro , 2.080) para participarem de abaixo-assinado que vai integrar a medida jurídica a ser tomada no caso.

Nos siga no Google Notícias