A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 20 de Agosto de 2019

26/07/2019 18:05

Tarifa de energia elétrica terá bandeira vermelha em agosto, define Aneel

No patamar 1, sistema tarifário prevê aumento de R$ 4 nas faturas a cada 100 quilowatts-hora consumidos

Humberto Marques
Usina de Ilha Solteira, em Selvíria; previsão é de baixa nos reservatórios em agosto. (Foto: Arquivo)Usina de Ilha Solteira, em Selvíria; previsão é de baixa nos reservatórios em agosto. (Foto: Arquivo)

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) confirmou que, em agosto de 2019, as tarifas de energia elétrica terão bandeira tarifária vermelha no chamado “patamar 1”. Com o sistema, haverá um custo de R$ 4 a mais a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

A medida foi anunciada diante das características climáticas de agosto, um mês de tempo seco nas principais bacias hidrográficas do SIN (Sistema Interligado Nacional). Com isso, há expectativa de vazões abaixo da média histórica nos rios e redução nos níveis nos reservatórios das hidrelétricas.

A fim de manter a geração de energia, as geradoras se valem das usinas termelétricas, de operação mais cara, o que atinge o custo final para os consumidores.

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, indicando a necessidade de redução no consumo. Há quatro níveis de aviso: verde, amarela e vermelha (nos patamares 1 e 2). A Aneel recomenda que, no período, sejam também adotadas ações contra o desperdício de energia –como banhos mais curtos no chuveiro elétrico e uso da temperatura morna, manutenção adequada e redução no tempo de uso dos aparelhos de ar-condicionado , regular a temperatura da geladeira, usar o ferro elétrico para passar o maior número de roupas de uma vez, preferência pela iluminação natural e retirar aparelhos elétricos da tomada quando possível ou durante longas ausências.

Energia está mais cara a partir desta segunda, por causa da bandeira amarela
A conta de luz está mais cara a partir desta segunda-feira (1º), por causa da bandeira tarifária utilizada como referência nas contas deste mês ser a...
Aneel define bandeira amarela nas contas de energia de julho
A bandeira tarifária utilizada como referência nas contas de luz do mês de julho será a amarela. O anúncio foi feito hoje (28) em comunicado pela Agê...
Conselho do FGTS aprova distribuição de 100% do lucro de 2018
Uma das mudanças anunciadas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a distribuição de 100% dos resultados do ano passado foi ratificada hoje...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions