ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Tarifa de energia elétrica terá bandeira vermelha em agosto, define Aneel

No patamar 1, sistema tarifário prevê aumento de R$ 4 nas faturas a cada 100 quilowatts-hora consumidos

Humberto Marques | 26/07/2019 18:05
Usina de Ilha Solteira, em Selvíria; previsão é de baixa nos reservatórios em agosto. (Foto: Arquivo)
Usina de Ilha Solteira, em Selvíria; previsão é de baixa nos reservatórios em agosto. (Foto: Arquivo)

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) confirmou que, em agosto de 2019, as tarifas de energia elétrica terão bandeira tarifária vermelha no chamado “patamar 1”. Com o sistema, haverá um custo de R$ 4 a mais a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

A medida foi anunciada diante das características climáticas de agosto, um mês de tempo seco nas principais bacias hidrográficas do SIN (Sistema Interligado Nacional). Com isso, há expectativa de vazões abaixo da média histórica nos rios e redução nos níveis nos reservatórios das hidrelétricas.

A fim de manter a geração de energia, as geradoras se valem das usinas termelétricas, de operação mais cara, o que atinge o custo final para os consumidores.

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, indicando a necessidade de redução no consumo. Há quatro níveis de aviso: verde, amarela e vermelha (nos patamares 1 e 2). A Aneel recomenda que, no período, sejam também adotadas ações contra o desperdício de energia –como banhos mais curtos no chuveiro elétrico e uso da temperatura morna, manutenção adequada e redução no tempo de uso dos aparelhos de ar-condicionado , regular a temperatura da geladeira, usar o ferro elétrico para passar o maior número de roupas de uma vez, preferência pela iluminação natural e retirar aparelhos elétricos da tomada quando possível ou durante longas ausências.

Nos siga no Google Notícias