A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017

08/08/2017 09:39

Temer aprova lei que pode acabar com guerra fiscal entre estados brasileiros

Priscilla Peres

O presidente Michel Temer (PMDB) sancionou hoje (08), a lei que pode por fim a guerra fiscal entre estados brasileiros. A chamada convalidação dos incentivos fiscais ainda tem um longo caminho a percorrer, mas deve terminar com uma reforma tributária e a unificação das alíquotas.

A lei da carência de 15 anos para os estados acabarem com isenções que foram concedidas para indústria, agropecuária e infraestrutura sem autorização do Confaz (Conselho Nacional de Polícia Fazendária).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de MS, Jaime Verruck, a lei é o início do fim da guerra fiscal, que deve acabar em 15 anos. "Agora sairá um convênio do Confaz e todas os normas e decretos serão convalidados e colocados em um site nacional de transparência fiscal, em 15 anos acabam".

A lei também altera regras para a concessão de novos incentivos, sendo que não será mais obrigatório que o estado tenha unanimidade no Confaz para conceder benefícios. Será preciso apenas o voto favorável, para aprovação e ratificação, de dois terços das unidades federadas e um terço das unidades federadas integrantes de cada uma das cinco regiões do País.

A intenção é que a disputa fiscal entre estados termine com uma reforma tributária, que dará segurança jurídicas às empresas. "Esse prazo é fundamental para o desenvolvimento do Estado. Vamos trabalhar agora nas normatizações decorrentes da lei", detalha o secretário.

Vetos - Ainda na publicação de hoje, Temer vetou dois trechos da lei. O primeiro que equiparava incentivos fiscais de ICMS a subvenção para investimento e, por isso, autorizava Estados a dar os mesmos incentivos já dados por outras unidades da Federação sem precisar de um novo aval do Confaz.

O outro veto está relacionado ao artigo que estendia a dispensa de novo aval do Confaz também aos incentivos fiscais de ICMS instituídos de forma irregular, em desacordo com regra constitucional.

(Com Estadão Conteúdo)




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions