ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

TJ derruba ação popular contra concessão de porto em Murtinho

Por 3 x 2, desembargadores consideraram que não houve dano ao erário que justificasse ação

Silvia Frias | 19/12/2018 15:45

Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul derrubou ação popular contrária a concessão da administração do terminal portuário de Porto Murtinho. Por 3 x 2, os desembargadores consideraram como procedentes o argumento da defesa da empresa responsável pela administração do porto fluvial, de que não houve dano ao erário.

O julgamento ocorreu ontem, na sessão da 1ª Câmara Cível. O advogado Rodrigo Marques Moreira, que representa Agencia Portuária de Porto Murtinho Ltda e as empresas que formam o consórcio, disse que a defesa alegou que não caberia ação popular já que não houve prejuízo ao patrimônio público, o que já teria sido comprovado por meio de documentos anexados pelo governo do Estado na ação civil, já extinta. O dano ao erário é requisito essencial para a sustentação de ação popular.

Em 2000, uma comissão do governo do Estado concedeu a administração do porto a iniciativa privada há 25 anos, sendo vencida por consórcio formado pela F. Andreis e pela Outstanding do Brasil. Em 2003, a F. Andreis deixou a sociedade e outras duas empresas passaram a formar o consórcio: a Integrasul, de Ozório Miranda dos Santos, irmão do então governador Zeca do PT, de Fábio Silva Santos, sobrinho e Myrian Conceição Silvestre, esposa de Heitor Miranda dos Santos, irmão de Zeca. Na ação, a defesa sempre negou que houvesse ocorrido favorecimento ilegal.

A concessão foi alvo de ação civil impetrada em 2004 e, depois de muitos recursos e sentenças, foi extinta, mantendo a administração sob comando da Agencia Portuária de Porto Murtinho. A ação popular foi impetrada por Esacheu Nascimento e chegou ao Tribunal de Justiça em julho de 2017. Cabe recurso a decisão no Superior Tribunal de Justiça.

Nos siga no Google Notícias