ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Trabalhador pode cobrar na justiça empregador que não depositou FGTS

Elci Holsback | 17/02/2017 13:21
Trabalhador pode cobrar na justiça empregador que não depositou FGTS

Trabalhadores com direito a sacar saldo de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) de contas inativas em que os empregadores não realizaram depósito, poderão cobrar judicialmente os ex-patrões.

De acordo com informações do site Folha de São Paulo, a PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional) estima que 198.790 mil empresas devem mais de R$ 24,5 bilhões ao FGTS, o que afeta diretamente mais de 7 milhões de trabalhadores em todo o País.

Por lei, o empregador deve depositar 8% do salário do funcionário em uma conta do FGTS todos os meses. Caso essa regra seja descumprida, o trabalhador pode cobrar na Justiça do Trabalho até cinco anos do FGTS não depositado em seu nome.

O prazo para acionar a justiça é até dois anos após o desligamento da empresa, sem justa causa ou a pedido do trabalhador.

Segundo o advogado trabalhista Alan Balaban, o trabalhador deve verificar o depósito do FGTS no ato da demissão. 

"Se o funcionário entra na Justiça logo após a demissão, ganha cinco anos de FGTS. Após dois anos, terá direito ao depósito de três anos", detalha.

Horário especial - Com a divulgação do calendário de pagamentos nesta semana, as agências ficaram lotadas de pessoas com dúvidas sobre saldo e como efetuar o saque. Para facilitar o atendimento, a Caixa realizou atendimento em horário estendido entre a quarta-feira (15) e hoje (17), com duas horas a mais no expediente.

Neste sábado (18) agências em todo o País realizarão atendimento exclusivo para orientação sobre as contas inativas. Em Mato Grosso do Sul serão 37 unidades bancárias, sendo 10 em Campo Grande (incluindo a central, na rua 13 de Maio e a da rua Barão do Rio Branco) atendendo das 9h às 15h.

Nos siga no Google Notícias