ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Economia

Especialistas recomendam sacar FGTS para pagar dívidas ou investir

Priscilla Peres | 16/02/2017 10:56
Calendário divulgado nesta semana.
Calendário divulgado nesta semana.

O saque do FGTS de contas inativas começa a ser feito em 10 de março, mas antes de se animar com o dinheiro extra e sair gastando, especialistas aconselham a priorizar o pagamento de contas ou fazer investimentos.

O professor da UnB (Universidade de Brasília) Roberto Bocaccio, afirma que o cidadão que tem direito par sacar deve ser prático e pagar ou diminuir o saldo de dívidas, adiantando parcelas a pagar. A intenção é reduzir o endividamento, segundo entrevista dele à Agência Brasil.

É importante que as pessoas evitem usar o dinheiro do FGTS para adquirir bens de consumo imediato. O professor recomenda pagar contas e, se sobrar, fazer investimento em algum fundo com remuneração mais elevada do que a do FGTS.

“É importante que a pessoa se lembre que o FGTS foi criado para garantir um socorro lá na frente, para o beneficiário ou seus dependentes. Então, é essencial que esse valor seja bem utilizado em uma capitalização ou em bens duráveis”, explica.

Especialistas tem recomendado sacar o dinheiro e uma ideia de investimento é aplicar em renda fixa ou no Tesouro Direto. “No caso do Tesouro Direto, a pessoa vai escolher de acordo com a remuneração e prazo do investimento. Essas opções não exigem tanta pesquisa e acompanhamento sistemático, são mais fáceis de se fazer”, exemplifica Bocaccio.

Quem e como - De acordo com os dados divulgados ela Caixa, os trabalhadores que deixaram seus empregos até 31 dezembro de 2015 têm direito a sacar o FGTS das contas inativas. Eles terão várias opções para recebimento dos valores.

Quem tem conta-corrente na Caixa poderá pedir que o valor do FGTS seja depositado em conta. O saque também pode ser feito em caixas eletrônicos. Para valores de até R$ 1.500, é possível sacar só com a senha do cartão do Cidadão, mesmo que o beneficiário tenha perdido o documento. Para valores de até R$ 3.000, o saque pode ser feito com Cartão do Cidadão e a respectiva senha.

O trabalhador também pode optar transferir o valor para sua conta bancária em outro banco, sem o pagamento de taxa. Para isso, deve esperar sua vez no calendário e ir até a Caixa pedindo a transferência.

A retirada dos valores do FGTS inativo também pode ser feita em agências lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Neste caso, o beneficiário vai precisar do Cartão do Cidadão, da respectiva senha e de um documento de identificação.

Também há a possibilidade de retirar o dinheiro nas agências bancárias. Os documentos necessários são o número de inscrição do PIS e o documento de identificação do trabalhador. É recomendado levar também o comprovante da extinção do vínculo (carteira de trabalho ou Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho).

Nos siga no Google Notícias