ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Vendas do comércio cresceram 6,41% em outubro

Marta Ferreira | 09/11/2012 15:43
(Foto: João Garrigó)
(Foto: João Garrigó)

As vendas do comércio cresceram 6,41% em outubro, segundo dados do DEPE (Departamento de Pesquisa e Estatísticas) da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Para o setor, o dado indica recuperação de vendas. “Esse indicador confirma a recuperação das vendas do comércio no segundo semestre deste ano, na esteira das medidas adotadas pelo Governo Federal para estimular o crescimento no Brasil, tais como a desoneração tributária de vários segmentos industriais, como foi o caso dos veículos e da linha branca de eletrodomésticos, e a política de redução das taxas de juros adotadas pelo Banco Central, que baixou, em outubro, os juros básicos da economia (Selic) para 7,25% ao ano, no décimo corte consecutivo desde agosto do ano passado”, explica o diretor do SCPC, Renato Paniago.

O volume de vendas é calculado com base em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados do SCPC, com abrangência local, bem como as estimativas das vendas com cartões de crédito/débito no período, divulgadas pela ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

Em relação ao índice de inadimplência, em outubro o índice de inadimplência foi de 7,86%, enquanto que em setembro o índice alcançou 9,86%, o maior do ano de 2012. Mesmo assim permanece elevado, quando comparado com outubro de 2011, quando o índice de inadimplência apurado pelo SCPC foi de 3,14%.

“Com o pagamento do 13º salário, aliado às ações de negociação de dívidas inadimplidas desenvolvidas pela ACICG por intermédio da Campanha Nome Limpo, que vai até o dia 21 de dezembro, espera-se uma redução nos índices, o que deverá refletir positivamente nas vendas do comércio neste Natal,” explica o diretor do SCPC, Renato Paniago.

Nos siga no Google Notícias