Vendas para o Dia das Mães frustram comércio em Campo Grande

Tradicionalmente a segunda data em vendas para o comércio, o Dia das Mães de 2014 fechou com resultados que acendem uma luz de alerta para o setor em Campo Grande. O principal termômetro usado para medir o desempenho das vendas, aos consultas ao SCPC (Serviço de Proteção ao Crédito) tiveram uma redução de 4,9% no período de 5 a 11 de maio, na comparação com o período de 6 a 12 de maio de 2013. A consulta ao serviço é feita, apenas, quando a venda é no crediário, que indica redução nas vendas a prazo.
Na véspera da data comemorativa, a queda nas consultas foi ainda mais expressiva, de 16,11%, conforme os dados informados pela ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), que administra o serviço. No período de 5 a 11 de maio, o número de consultas foi de 12.685 este ano, contra 13.281 na mesma época de 2013. Na véspera da data, em 2014 foram 1.385 consultas, enquanto em 2013 foram 1.651.
- Leia Também
- Dia das Mães lota lojas do centro e vendas aumentam até 15%
- Comércio abre 1,8 mil empregos temporários com Dia das Mães
Embora os números traduzam apenas as vendas a prazo, o presidente da Associação Comercial, João Carlos Polidoro, diz que eles coincidem com as impressões colhidas de lojistas. “O relato que temos é de que a data foi quase como um dia comum de vendas e que, no máximo, empatou com o ano passado”.
Clima ruim para vendas - Ao fazer a leitura do comportamento do consumidor, Polidoro afirma que há vários fatores que intimidaram compras de maior valor. “O endividamento das famílias é grande, o crédito está caro, a inflação está sendo sentida a cada visita ao supermercado e as projeções são de uma economia com crescimento menor este ano”, elenca.
Em razão desses fatores, a impressão que os lojistas têm, segundo Polidoro, é que as mães até ganharam mimos dos filhos, mas com valores menores. "Poucas foram as sortudas que ganharam presentes de maior valor. Foram mais lembrancinhas", acredita.
A próxima data com vendas significativas para o comércio é o Dia dos Namorados, data para a qual o comércio de Campo Grande projetou uma campanha conjunta com o Dia das Mães, prevendo sorteio de três viagens para Porto Seguro.