ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Vendas subiram no Natal, mas comércio não recuperou perdas da pandemia

Com índice inflacionário anual de 10,42%, crescimento real foi de 1,58%, segundo CDL

Caroline Maldonado | 29/12/2021 12:32
Movimento da Rua 14 de Julho na véspera do Natal (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Movimento da Rua 14 de Julho na véspera do Natal (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

As vendas do comércio varejista neste Natal aumentaram 12% em relação ao ano passado. Levando em conta o índice inflacionário anual de 10,42%, o crescimento real foi de 1,58%, segundo a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande). O resultado é de levantamento com 320 empresas, entre lojas de rua e shoppings da base de dados SPC Brasil.

Apesar de tudo, a entidade avalia os resultados como positivos e comemora o fato dos comerciantes estarem entrando em 2022 com saldo positivo, diferente do que ocorreu em dezembro de 2020, o primeiro ano da pandemia, na avaliação do presidente da CDL, Adelaido Vila.

“O ano de 2021 foi extremamente desafiador para todo o varejo. Entre altos e baixos, entre contaminação pela Covid 19 e a vacinação, tivemos um bom Natal, com crescimento nas vendas, ainda que a inflação esteja em alta, avaliamos como positivo, uma vez que os nossos varejistas irão iniciar o ano com caixa e, principalmente, gerando mais postos de trabalho”, explica Adelaido.

Mesmo positivo em relação a 2020, quando houve queda nas vendas, o movimento ainda não recuperou os níveis pré-pandemia, segundo Adelaido. “O Natal de 2019 teve crescimento de mais de 4%, portanto ainda não recuperamos as perdas, mas estamos no caminho”.

Adelaido acredita que é muito importante para os comerciantes a valorização por parte das autoridades e criação de políticas públicas que incentivem a abertura de novas empresas.

Presidente da CDL, Adelaido Vila (Foto: Arquivo/Kísie Ainoã)
Presidente da CDL, Adelaido Vila (Foto: Arquivo/Kísie Ainoã)

“Estamos no estado do agronegócio que, sem dúvidas, é um setor extremamente importante para nossa balança comercial, mas no dia a dia, no movimento da economia, quem realmente precisa ser valorizado é o varejo, que é quem gera empregos para a população, que é quem faz o dinheiro circular”.

Ao longo do ano, foi preciso ser “duro e subir o tom da voz”, nas palavras de Adelaido. Tudo isso para que a “conta da pandemia” não recaísse apenas sobre os varejistas. “E esse posicionamento forte e em defesa do varejo nos credencia a buscar importantes conquistas, como o congelamento do IPTU e a revogação do decreto das fachadas”, avalia.

Para o próximo ano a expectativa é de crescimento. “É um ano eleitoral que promete ser bem conturbado. Ainda temos a pandemia, mas acreditamos que o varejo tem tudo para crescer. Vamos incentivar os empresários a investir em qualificação e em atualização, pois a tecnologia está aí, é um caminho sem volta e quem não se preparar, vai perder”, prevê Adelaido.

Nos siga no Google Notícias