ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Volatilidade cambial favorece produtor, que deve estar atento a medidas oficiais

Vanda Escalante | 11/03/2015 16:45

Do início de fevereiro para cá, a valorização do dólar frente ao real, combinada a uma inesperada reação das cotações em Chicago na segunda metade do mês passado, favoreceu grandemente a comercialização de soja e milho no Brasil. Em matéria publicada nesta quarta-feira (11), o jornal Valor Econômico assinala que a conjunção desses fatores abriu uma “janela de oportunidades” e muitos produtores souberam aproveitar o momento.

Para o operador Carlos Ronaldo Dávalo, da Corretora Granos, de Campo Grande, o principal fator nesse cenário é a volatilidade do câmbio, que vem favorecendo o produtor. “Ocorre, na verdade, que a cotação se mantém, mas o câmbio oscila, impactando positivamente os preços na conversão para o real”, explica.

Ele avalia também que o produtor deve continuar aproveitando os bons momentos para venda, mas deve estar atento às medidas que o governo deverá tomar daqui para a frente. “O governo observou que o câmbio a R$ 2,80 favorecia as exportações, mas acima de R$ 2,90 cria problemas como a inflação. Então, é de se esperar que venham aí medidas para segurar a taxa cambial. O produtor vem ganhando num ritmo de degrau a degrau, mas deve ficar atento para não desmoronar de repente num abismo”, alerta Carlos.

Nos siga no Google Notícias