ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Volume de serviços em MS volta a crescer e registra alta de 1,5% em maio

Índice vem oscilando mês a mês com variações positivas e negativas ao longo de 2021

Ana Paula Chuva | 13/07/2021 13:25
No acumulado do ano, o setor registra aumento 12,1%. (Foto: Paulo Francis | Arquivo)
No acumulado do ano, o setor registra aumento 12,1%. (Foto: Paulo Francis | Arquivo)

Após mês de recuou, o volume de serviços em Mato Grosso do Sul cresceu 1,5 % no mês de maio em comparação com abril deste, é o que aponta a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta terça-feira (13).

O índice vem sofrendo variações positivas e negativas que em dezembro chegaram a superar o patamar registrado antes da pandemia, porém houve quedas em janeiro e fevereiro. No mês de março os índices voltaram a subir, superando novamente o nível pré-pandemia e depois caíram 3,6% em abril.

Na comparação com maio de 2020, o volume de serviços em Mato Grosso do Sul avançou 21,9%, terceira taxa positiva registrada este ano em comparação com o ano passado e a mais intensa da série histórica, iniciada em janeiro de 2012.

Apesar do resultado oscilar mês a mês, no acumulado do ano de 2021, o setor aumentou 12,1%. Em 12 meses, de maio de 2020 até o mesmo período este ano, a variação aponta um aumento de 4,5%

Assim como Mato Grosso do Sul, o volume de serviços cresceu 1,2% na passagem de abril para maio no país, acumulando ganho de 2,5% nos últimos dois meses. Com isso o setor volta a ultrapassar o nível pré-pandemia com 0,2% acima do patamar de fevereiro de 2020.

“O setor vinha mostrando boa recuperação, mas, em março, com um novo agravamento do número de casos de Covid-19, governadores e prefeitos de diversos locais do país voltaram a adotar medidas mais restritivas, afetando o funcionamento das empresas de serviços. Em abril e maio essas medidas começam a ser relaxadas e o setor volta a crescer”, analisou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Nos siga no Google Notícias