ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Varejo mantém alta nas vendas pelo segundo mês consecutivo em MS

No acumulado em 12 meses o setor varejista apresentou um aumento de 8,1% nas vendas

Jhefferson Gamarra | 07/07/2021 12:46
Movimentação no comércio na região central de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Movimentação no comércio na região central de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

As vendas do varejo em Mato Grosso do Sul subiram 2,6% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal. Esse é o segundo aumento consecutivo, no comparativo de março e abril, as vendas haviam aumentado em 2,0%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, (7), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado em 12 meses o setor varejista apresentou um aumento de 8,1% nas vendas. Já na série sem ajuste sazonal, as vendas subiram 8,6%, se comparado a maio do ano passado. Em 2021 o aumento ficou manteve a média e ficou em 8,0%.

De acordo com Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE, o aumento registrado em Mato Grosso do Sul acompanha os níveis registrado a nível nacional, atrelados as variações provocadas pela pandemia.

“Em março de 2020, esse indicador estava em 2,2% e depois foi zerado pelos efeitos da pandemia. Após algum tempo, ele foi crescendo de forma lenta e, no início deste ano, caiu novamente por conta do agravamento da pandemia. De março a abril, houve aumento de três pontos percentuais. O final da trajetória até maio representou um momento de aceleração”, explicou.

No comércio varejista ampliado, que inclui vendas veículos, motos, peças e materiais de construção, as vendas mantiveram alta pelo quarto mês consecutivo, com um crescimento de 1,3% em relação a abril. No comparativo com maio de 2020, houve alta de 14,7%. No acumulado do ano, o varejo ampliado acumula alta de 15,3% e um crescimento de 11,3% em doze meses.

Nos siga no Google Notícias