ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Zoneamento agrícola orienta plantio de dez culturas de verão

Agência Brasil | 10/08/2015 23:34

A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento encerrou hoje (10) a publicação de 194 portarias no Diário Oficial da União sobre Zoneamento Agrícola de Risco Climático no ano safra 2015/2016. Os documentos são relativos às culturas de algodão, amendoim, arroz, feijão, girassol, mamona, milho, soja e sorgo em 23 estados e no Distrito Federal.

As portarias orientam os produtores sobre municípios aptos ao plantio e períodos mais adequados à semeadura das lavouras, além da relação de cultivares mais adaptadas para cada região. O produtor deve observar as indicações da secretaria para ter direito ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e à subvenção federal ao prêmio do seguro rural.

O zoneamento agrícola é um instrumento auxiliar na gestão de riscos na agricultura, porque reduz os graus de dificuldade relacionados a fenômenos climáticos adversos, uma vez que permite ao produtor identificar o melhor período de semeadura das lavouras nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica é de fácil entendimento e adoção pelos produtores rurais, agentes financeiros e demais usuários.

As portarias são resultado de análises e modelagens de dados de clima e informações relacionadas às culturas, feitas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os estudos e as séries históricas climáticas dos últimos 15 anos, no mínimo, são fornecidos pelo ministério a uma consultoria privada contratada para elaborar o calendário de plantio, por tipo de solo e cultivar, em cada município.

Nos siga no Google Notícias