ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

Fé é amuleto para garantir boa prova no Vestibular da UFMS

Com mais de 40 mil candidatos, UFMS realiza prova neste domingo

Gabriel Neris e Cleber Gellio | 04/12/2022 09:13
Pollyana, ao centro, orando com os pais (Foto: Henrique Kawaminami)
Pollyana, ao centro, orando com os pais (Foto: Henrique Kawaminami)

O Vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ocorre neste domingo em Campo Grande e outros dez municípios do interior do Estado. O movimento de estudantes na Cidade Universitária, na Capital, foi de tranquilidade momentos antes da prova. Teve até quem dedicou uns minutos de oração junto a família.

Foi o caso da candidata Pollyana Fruck Garcia. Ela foi acompanhada da mãe Lucihene e do pai Adalberto. Pollyana está prestando o segundo vestibular, mas todos consideram como se fosse o primeiro.

“Ela estudou a vida toda, o primeiro [vestibular] foi em 2021]. é uma menina muito determinada, prepara a rotina dela, não liga a tlevisão. Fica 24 horas em cima do computador. A gente não tem como pagar cursinho caro, sabe que Medicina é muito concorrido”, diz a mãe.

Antes de Pollyana ir para a sala de aula, a família fez uma oração. A candidata saiu emocionada. “Ela sabe que o crescimento vem de um esforço, mas a fé faz diferença sim. Se ela receber um 'não', tudo tem um propósito. Ela é filha de escola pública, então a gente sabe que a relidade é muito diferente de alguns que as vezes tem de estudar em escola particular desde pequeno”, completa Lucihene.

Movimento intenso de candidatos no pátio da UFMS (Foto: Henrique Kawaminami)
Movimento intenso de candidatos no pátio da UFMS (Foto: Henrique Kawaminami)

Quem também está prestando concurso para Medicina é Maria Letícia Reis, de 25 anos. Ela faz o curso em universidade particular. Já está no sétimo semestre, mas vai para a quarta tentativa de ingressar no ensino público. “Agora ficou ainda pior. Tenho que empeganhar para estudar no curso que estou fazendo. Amanhã, por exemplo, tenho prova”, conta.

A diretora-presidente da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e Cultura), Nilde Brum, diz que mais de 1,3 mil pessoas estão dando suporte ao vestibular na Capital e também em Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Maria Leticia, de 25 anos, tenta ingressar no curso de Medicina (Foto: Henrique Kawaminami)
Maria Leticia, de 25 anos, tenta ingressar no curso de Medicina (Foto: Henrique Kawaminami)

“Essa organização começa muitos meses antes para se chegar a ter o resultado de hoje. Não tivemos incidentes. Agora está nas mãos deles. O que estudaram terão bom desempenho”, diz.

O professor e presidente da comissão do vestibular, Anderson Araújo, comentou sobre a primeira prova online. “Serão 50 questões. O candidato tem que ficar com a câmera ligada o tempo todo. Só pode sair dali no intervalo”, diz Anderson, que não soube especificar quantos candidatos farão a prova online.

Ao todo, 40.539 candidatos estão inscritos no vestibular e no Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva), marcado para 11 de dezembro.

Candidatos já dentro da sala de aula com a prova (Foto: Henrique Kawaminami)
Candidatos já dentro da sala de aula com a prova (Foto: Henrique Kawaminami)


Nos siga no Google Notícias