ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 12º

Educação e Tecnologia

Lula lança sistema para recuperar celulares roubados com banco de dados nacional

Governo fala em devolução voluntária e possível bloqueio gradual dos dispositivos

Por Ângela Kempfer | 23/06/2026 15:41
Lula lança sistema para recuperar celulares roubados com banco de dados nacional
Mulher manuseia celular com outros seis na mesa (Foto: Arquivo)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta terça-feira (23) uma nova política de recuperação de celulares roubados. O anúncio foi feito em um pronunciamento na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, durante escala para outras agendas do dia.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O presidente Lula lançou nesta terça-feira (23) uma política de recuperação de celulares roubados, com banco de dados nacional integrado aos estados para identificar aparelhos desviados. O sistema usa o número IMEI, cruzando dados de boletins de ocorrência, operadoras e Anatel. Cerca de 3,1 milhões de celulares roubados entre 2020 e 2026 já estão aptos ao sistema, comparado a um "Serasa dos celulares roubados".

A principal ferramenta do programa é um banco de dados nacional de aparelhos desviados, integrado aos estados, que permitirá identificar celulares roubados e notificar quem estiver com os dispositivos para devolução voluntária. O governo também prevê, de forma gradual, a inutilização desses aparelhos como forma de desestimular o mercado ilegal.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, cerca de 3,1 milhões de celulares desviados entre 2020 e 2026 já estão aptos a entrar no sistema. Ainda não foram detalhados prazos de devolução nem como será a logística de restituição às vítimas.

O rastreamento será feito a partir do número IMEI, cruzando dados de boletins de ocorrência, operadoras e registros da Anatel. O governo afirma que a ação busca reduzir o comércio de aparelhos sem procedência e enfraquecer o mercado clandestino.

Durante o lançamento, autoridades compararam o sistema a um cadastro de restrição de crédito, como uma espécie de “Serasa dos celulares roubados”, para reforçar o bloqueio de aparelhos irregulares.