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Educação e Tecnologia

Maioria aprova, mas 34% dos alunos do IFMS consideram ensino a distância ruim

Pesquisa foi realizada pela instituição e teve 2.086 participantes

Tainá Jara | 05/05/2020 17:42
Alunos do IFMS realizavam ativida prática quando aulas eram presenciais (Foto: Divulgação/IFMS)
Alunos do IFMS realizavam ativida prática quando aulas eram presenciais (Foto: Divulgação/IFMS)

Pesquisa realizada pelo IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) apontou que a maioria da comunidade escolar aprova as atividades de ensino a distância, desenvolvidas durante o período de isolamento social. No entanto, 34,5% dos servidores e alunos consideraram ruins ou péssimas as oferta de conteúdo sem as aulas presenciais.

Resultado divulgado nesta terça-feira revelou porcentual que 34,1% consideraram a oferta de aulas normais. Outros 31,4% dos estudantes consideraram as atividades não presenciais, ofertadas há cerca de um mês, ótimas ou boas.

Em números gerais, predominou as avaliações positivas. O levantamento indica que 55,7% aprovam a adoção de aulas em ambientes virtuais. Os outros 44,3% consideram que a instituição deveria ter suspendido o calendário e adotado a reposição das aulas após o período de isolamento social.

A pesquisa foi aplicada entre 24 e 29 de abril e teve a participação de estudantes dos cursos técnicos integrados, da Proeja (Educação de Jovens e Adultos), dos cursos técnicos subsequentes, de FIC (Formação Inicial e Continuada), da graduação e pós-graduação, além de professores, pedagogos, técnicos de assuntos educacionais, assistentes de alunos, servidores das bibliotecas e psicólogos.

Dos 2.086 participantes, 79% são estudantes - a maioria de cursos técnicos integrados (67,5%) e da graduação (24,3%) -, e os outros 21% correspondem a docentes e demais servidores da área do ensino.

Os dados, segundo a pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes, apresentam um panorama das atividades não presenciais sob diversos aspectos.

"Os indicadores apresentados não têm o objetivo de apontar uma conclusão categórica, mas sim captar a percepção dos estudantes e servidores acerca das atividades desenvolvidas pelo IFMS, servindo como base para a melhoria contínua das ações implementadas e processos construídos para atender à comunidade durante o período de atividades não presenciais", ressaltou a pró-reitora.

Outros dados - Para 46,6% dos participantes da pesquisa, o acesso digital ao conteúdo é considerado ótimo ou bom. Outros 35,8% consideram normal, e 17,5% ruim e péssimo.

Quanto ao funcionamento do Avea Moodle (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem), 38,6% responderam ser ótimo ou bom, 38,3% normal e 23,1% ruim ou péssimo.

Em relação à qualidade dos conteúdos disponibilizados pelo professores, 39,5% dos participantes indicaram que as atividades não presenciais têm sido boas ou ótimas, 35,1% normais e 25,4% ruins ou péssimas.

Para 79,6% dos participantes as atividades propostas pelos professores são claras. A quantidade e o prazo para entrega foram apontados como adequados por 61,8% e 76,2% dos estudantes que responderam o questionário, respectivamente.

"Quase quatro em cada dez estudantes utilizam o celular para acessar o Avea-Moodle. Esse detalhamento poderá auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades adequadas ao tipo de instrumento mais utilizado pelos estudantes", comentou a pró-reitora de Ensino.

Para 93,7% dos estudantes que participaram da pesquisa, os professores os orientam nas dúvidas que surgem sobre o material postado na plataforma.

Em contrapartida, 63% afirmaram não participar da permanência, atendimento feito pelos professores fora do horário de aula para tirar dúvidas ou reforçar o conteúdo ministrado. "O dado indica a necessidade da instituição desenvolver ações no intuito de ampliar esta participação", ressaltou a pró-reitora.

A maioria dos participantes da pesquisa, 61,5%, informou utilizar computadores e notebooks para realizar as atividades não presenciais. Porém, o índice de utilização de smartphones, 37,7%, também é alto.

"O indicador mostra que quase quatro em cada dez estudantes utilizam o celular para acessar o Avea-Moodle. No Campus Coxim, por exemplo, esse índice chega a quase 60%. Esse detalhamento poderá auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades adequadas ao tipo de instrumento mais utilizado pelos estudantes", comentou Cláudia.

Atividades não presenciais - Os dez campi iniciaram a oferta de aulas em ambientes virtuais de ensino no início de abril. As atividades presenciais de ensino e administrativas no IFMS estão suspensas desde o dia 18 de março, em virtude da pandemia de Covid-19. A suspensão vale até 2 de junho.

Servidores de todas as unidades, inclusive da reitoria, trabalham em sistema de home office.

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