Ministério da Educação anuncia datas de inscrições e provas do Enem
Exame é considerado a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas do país
O MEC (Ministério da Educação) anunciou, nesta sexta-feira (9), as datas para as inscrições e aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O exame é considerado a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas do país.
As inscrições vão de 26 de maio a 6 de junho, e os candidatos terão até novembro para se preparar para a prova. O exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro. No ano passado, 4,3 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem; desse total, 75,3% compareceram.
Segundo o ministério, o valor da taxa de inscrição e a data limite para pagamento serão divulgados no edital, que deve ser publicado nos próximos dias. O prazo para solicitar a isenção da taxa terminou em 2 de maio, após prorrogação anunciada em 25 de abril.
Com os resultados do exame, os participantes podem concorrer a vagas em universidades de ensino superior de todo o país, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ProUni (Programa Universidade para Todos). Instituições de ensino privadas também utilizam o Enem como critério de seleção.
Qualquer pessoa que concluiu o ensino médio ou está concluindo pode se inscrever no exame. Os estudantes que ainda não concluíram esta etapa podem realizar a prova como treineiro, e os resultados servem somente para autoavaliação.
As inscrições para a prova, se iniciará em 26 de maio, e podem ser realizadas por meio da Página do Participante.