ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Nervosismo faz candidatos perderem prova da avaliação seriada da UFMS

Estudantes foram participar da primeira etapa do Programa de Avaliação Seriada Seletiva para ingressar na UFMS

Ana Paula Chuva e Ana Oshiro | 05/02/2021 08:52
Portões se fecharam às 8h no horário de MS. (Foto: Marcos Maluf)
Portões se fecharam às 8h no horário de MS. (Foto: Marcos Maluf)

Enquanto uns chegaram bem cedo para a prova do Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), outros candidatos acabaram perdendo a avaliação nesta sexta-feira (5) por conta do nervosismo. O exame é uma avaliação gradual para quem quer tentar ingressar em um curso de graduação.

Para Gustavo de Azevedo, 16 anos, que participaria da primeira etapa do Passe, a avaliação seria um “teste” de conhecimento, mas a correria acabou fazendo com que ele esquecesse o documento de identidade em casa.

“Estava nervoso. Fiquei com medo de chegar atrasado e na correria esqueci o documento de identidade em casa. Acabei perdendo a prova. Mas não pensei em nenhum curso, hoje seria um teste mesmo. Agora é estudar para a prova do ano que vem”, disse Gustavo.

As emoções também fizeram com que uma estudante de 15 anos, que se identificou apenas como Giovana, desistisse da avaliação já na porta de entrada, depois de passar a noite em claro por conta da prova.

“Eu ia fazer a primeira fase para teste mesmo, quero fazer medicina veterinária. Me senti insegura e desisti, mas também me sinto culpada porque me inscrevi de última hora e tive que pagar, gastei um dinheiro que era para ter ajudado minha mãe”, desabafou a estudante.

Adriana chegou bem cedo com a filha para evitar o tumulto. (Foto: Marcos Maluf)
Adriana chegou bem cedo com a filha para evitar o tumulto. (Foto: Marcos Maluf)

Mais cedo – Por outro lado, a técnica de enfermagem, Adriana Moraes Barbosa, 38 anos, chegou 30 minutos antes da abertura dos portões com a filha Fernanda Gabriela Barbosa Hipolito, 15 anos.

“Viemos com medo de tumulto ou acontecer um imprevisto e viemos bem cedo, ela foi a primeira a entrar. Estava bem tranquila e confiante. Conversamos bastante antes.”, contou Adriana.

Trânsito - Assim como para o acesso à UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) o trânsito também ficou lento na entrada da UFMS, mas apesar da fila de carros, não houve tumulto na entrada para o exame.

Fila de carros no acesso à UFMS. (Foto: Marcos Maluf)
Fila de carros no acesso à UFMS. (Foto: Marcos Maluf)

Os portões abriram às 7h e fecharam exatamente às 8h. As provas começaram a ser aplicadas por volta das 8h10 e devem encerrar às 13h (horário de MS). Ao todo 7.640 estudantes se inscreveram para a avaliação que está sendo aplicada nos municípios de Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Nos siga no Google Notícias