ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

YouTube deve avisar usuários se o que ele procura pode ser fake news

Adriano Fernandes | 08/03/2019 21:18
Layout da rede social de vídeos mais acessada do mundo. (Foto: Reprodução/Youtube)
Layout da rede social de vídeos mais acessada do mundo. (Foto: Reprodução/Youtube)

Diante de um inimigo aparentemente ingênuo, mas que influenciou eleições (como nos EUA e Brasil) e se tornou até risco a saúde público (nota-se a divulgação de informações anti-vacinas, por exemplo) as fake News agora estão na mira do Youtube.

Em breve a ferramenta que é uma das mais usadas no mundo, vai alertar ao usuário, caso o tema pesquisado tenha relação com boatos ou seja de fato uma notícia falsa. O YouTube vai disponibilizar entre suas respostas, em primeiro lugar, uma verificação de fatos alertando que a pessoa pode estar buscando algo que não é verdadeiro.

“Como parte de nossos esforços contínuos para criar uma melhor experiência de notícias no YouTube, estamos expandindo nossos painéis de informações para levar as verificações de fatos de publicações confiáveis ao YouTube", disse um porta-voz do YouTube à Mashable.

“Estamos lançando esse recurso na Índia e planejamos lançá-lo em mais países com o passar do tempo”, completou, ainda conforme a publicação do site Tecmundo. A ideia é que quando o usuário procurar algo referente a um assunto duvidoso, o YouTube vai avisar a pessoa que se trata de uma informação enganosa e, em seguida, mostrar os vídeos que possuir na plataforma sobre esse tema.

Para evitar acusações de censura e negação da liberdade de expressão, porém, o YouTube ainda vai continuar exibindo os vídeos cujo conteúdo continue promovendo os boatos e mentiras já analisados por especialistas em verificação de fatos. Ainda não há um prazo de quando a funcionalidade vai ser disponibilizada no Brasil ou outros países, além da India.

Nos siga no Google Notícias