ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 24º

Enquetes

Enquete do dia: Com o prazo no fim, seu título de eleitor está regularizado?

Vote na enquete e deixe seu comentário nas redes sociais do Campo Grande News!

Guilherme Correia | 03/05/2022 09:15
Limite para estar em dia com título de eleitor é o dia 4 de maio. (Foto: Agência Brasil)
Limite para estar em dia com título de eleitor é o dia 4 de maio. (Foto: Agência Brasil)

Enquete desta terça-feira (3) pergunta aos leitores do Campo Grande News se, com o prazo no fim, já estão com o título de eleitor regularizado. Responda no fim desta matéria, ou na capa do jornal.

O calendário eleitoral das eleições de 2022 se encerra na quarta-feira (4), de acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997, artigo 91), que prevê fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes de cada votação, isto é, neste ano, no dia 5 de maio.

Durante o período em que o cadastro eleitoral estiver fechado, o cidadão não poderá tirar o título ou resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas eleições. Para evitar contratempos, é importante se antecipar para estar apto a votar em outubro, afinal, só faltam dois dias para o fim do prazo e, por isso, é grande a procura pelo serviço.

Vale ressaltar que neste ano, estão na disputa presidente da República, governadores dos estados, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. A votação em primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro.

Eleitorado - Mato Grosso do Sul já tem 1.883.527 eleitores aptos a votar nas Eleições Gerais deste ano, de acordo com dados atualizados na manhã de ontem (2) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Maior parte são pessoas do sexo feminino - cerca de 994,4 mil -, enquanto os homens correspondem por aproximadamente 889 mil eleitores.

O eleitorado com 16 ou 17 anos, que ainda não é obrigado a votar, corresponde a cerca de 0,86% do total. O órgão federal divide as pessoas que podem votar em diversas faixas etárias e a mais significativa é a de quem tem entre 45 e 59 anos - são cerca de 475,3 mil.

Maioria (25,6%) tem Ensino Fundamental incompleto, seguido pelos que têm Ensino Médio completo (22,8%) e Superior completo (14,2%). Cerca de 3,5% são analfabetos, enquanto 6,3% leem e escrevem, mas não possuem educação formal.

Enquete

Com o prazo no fim, seu título de eleitor está regularizado?

Sim

88%

Não

12%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias