ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Enquetes

Maioria diz que não procurou tratamento psicológico durante a pandemia

Somente 22% das respostas são daqueles que tiveram esta necessidade e que procuraram ajuda

Guilherme Correia | 27/01/2022 07:47
Entrada de um dos centros de Atenção Psicossocial, em Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Entrada de um dos centros de Atenção Psicossocial, em Campo Grande. (Foto: Arquivo)

A maioria dos leitores afirma que não precisou de tratamento psicológico para enfrentar o período dos últimos quase dois anos, marcados pela pandemia da covid-19. Cerca de 78% disseram que não, enquanto os demais 22% votaram, em enquete, que tiveram esta necessidade.

Nos comentários, muitos relatam que recorreram à espiritualidade para vencer momentos difíceis, mas outros dizem que não tiveram recursos financeiros para tratar da saúde mental.

Por outro lado, a leitora Gracy Gomes destaca: "eu precisei, agora estou melhor", enquanto a Edna Ribeiro ressalta que "todos nós precisamos de um bom, mas as contas não esperam".

"Pode notar a população, um povo nervoso no trânsito, no mercado, em qualquer lugar. Até para sair de uma situação, você tem que saber, porque o ser humano, na pandemia está com o dedo no gatilho, a beira do colapso nervoso", completa Edna.

Busque ajuda - Pesquisa do Ministério da Saúde indica que quase 30% dos brasileiros procuraram ajuda profissional por questões relacionadas à saúde mental entre agosto e outubro de 2020, primeiro ano da pandemia.

Por outro lado, 34,2% não chegaram a procurar ajuda, mas gostariam de tê-la. As causas: apoio psicológico para lidar com a ansiedade (78%) e o estresse (51,9%).

Vítimas de depressão e demais sofrimentos psicológicos podem buscar ajuda em escolas-clínicas de psicologia, no Núcleo de Saúde Mental, Caps (Centro de Atenção Psicossocial) ou pelos telefones 141 e 188 do CVV (Centro de Valorização da Vida), 190 da PM e 193 dos Bombeiros, que também ajudam pacientes a romper o silêncio.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Nos siga no Google Notícias