ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Enquetes

Maioria não teve reação à vacina contra a covid

Mesmo entre os que tiveram algum tipo de reação alérgica, os efeitos têm sido menos preocupantes

Guilherme Correia | 11/05/2021 07:39
Profissional de saúde aplica injeção de vacina contra a covid-19 (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Profissional de saúde aplica injeção de vacina contra a covid-19 (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Cerca de uma pessoa a cada cinco já tomou pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19 em Mato Grosso do Sul neste ano, o que motivou o Campo Grande News a perguntar se, dentre os vacinados, houve pessoas que relataram ter sentido algum tipo de reação após receber o imunizante.

A maioria, 53%, respondeu enquete dizendo que não sentiu nenhum tipo de reação. Vale lembrar que essa votação não tem caráter científico e que as respostas podem estar muito aquém do que é verdadeiro.

No começo da campanha, entre 18 de janeiro e 5 de fevereiro, 71,6 mil sul-mato-grossenses haviam sido vacinados. Desses, apenas duas pessoas apresentaram efeitos colaterais mais graves, mas se recuperaram e hoje encontram-se imunizados contra a covid.

Atualmente, são 619,7 mil pessoas que receberam ao menos a primeira dose e não há, até o momento de publicação desta matéria, confirmação de nenhuma pessoa que tenha tido complicações mais severas por conta da imunização. Nesta segunda-feira (10), a SES (Secretaria Estadual de Saúde) descartou reação à vacina como causa de morte de uma mulher, de 45 anos, cuja família registrou boletim de ocorrência culpabilizando a vacina.

Reações mais leves - Maioria das pessoas vacinadas que relatam algum tipo de desconforto têm apresentado reações alérgicas consideradas normais pelas próprias fabricantes de vacina. Entre os efeitos mais comuns estão vermelhidão, inchaço ou dor ao redor do local da injeção, além de outros sintomas como fadiga, febre, dor de cabeça e dores nos membros nos primeiros três dias após a vacinação.

Nos comentários do Campo Grande News, o leitor Henrique Martins diz ter se vacinado com a Astrazeneca e constatou dores nas articulações, além de sono, calafrio e enjoo nos primeiros dias. Apesar disso, ele ressalta que os benefícios do imunizante nem se comparam com esses sintomas: "Nada que não seja suportável se pensarmos no benefício da vacina".

Além dele, a leitora Jacinta Leal diz ter tomado primeira dose de Coronavac e não sentido nenhum tipo de reação alérgica. No comentário, ela ainda questiona a demora para que novo lote de vacinas fabricadas pelo Instituto Butantan chegue em Campo Grande. "Já tomei a primeira dosem, nenhuma reação. Mas cadê a segunda dose da Coronavac?", indaga.

Geralmente, reações costumam diminuir após alguns dias, o que indica para alguns especialistas que a vacina é realmente eficaz, já que estimula o sistema imunológico do corpo e o organismo produz anticorpos contra uma infecção "simulada" pela vacinação.

Ainda assim, outros efeitos mais graves podem acontecer, conforme estipulado em bula, como por exemplo choques alérgicos, que foram relatados em detalhes pelos desenvolvedores dos imunizantes, mas por enquanto são casos isolados.

Por exemplo, a leitora Maria Balbino comenta ter tido dores em diversas partes do corpo, além de outros sintomas semelhantes ao da própria covid. "Dor de cabeça, no corpo, nas juntas, nos pulmões, nas pernas, nos braços, fraqueza, diarreia, febre, perda de apetite e falta de ar".

Conforme estudo publicado pela USP (Universidade de São Paulo) e UCB (Universidade Católica de Brasília), há uma chance de 0,001% de pessoas apresentarem alguma reação após tomar doses estipuladas pelo governo federal, se baseando em dados de 2015 a 2017.

Vale ressaltar que a chance de alguém morrer ao contrair a covid-19, em Mato Grosso do Sul, é superior a 2% - já que dentre os mais de 250 mil casos confirmados, pouco mais de 6 mil morreram.

Por fim, a leitora Lilás Roland relata que chegou a ter febre e dor de cabeça nas primeiras 48 horas, mas que a reação logo passou. "Alguns conhecidos meus que também tomaram tiveram reação, outros não tiveram absolutamente nada, incluindo meu pai. Mas minha reação logo passou, tomei dipirona. Não fiquem com medo! Tomem vacina", finaliza.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias