ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  17    CAMPO GRANDE 25º

Enquetes

Você concorda em demitir por justa causa funcionário que não tomar vacina?

Caso o trabalhador não tenha justificativa plausível, o MPT orienta que punições são cabíveis em prol do "bem comum"

Guilherme Correia | 09/02/2021 08:22
Você concorda em demitir por justa causa funcionário que não tomar vacina?
Ainda em fase de testes, vacina era aplicada em jovem na Capital (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Trabalhadores que se recusarem a tomar vacina contra a covid-19, sem justificativa médica, poderão ser demitidos por justa causa, conforme documento do MPT (Ministério Público do Trabalho) feito para orientar a atuação dos procuradores. Essa ação tem gerado polêmica, e o Campo Grande News quer saber se você, leitor, concorda que se tome essas medida com funcionários que não quiserem ser imunizados?

Essa orientação do MPT está alinhada com o STF (Supremo Tribunal Federal), que decidiu, em janeiro, que o governo poderia impor penalidades a quem se recusar a tomar a vacina. Essas avaliações se baseiam no princípio de que o imunizante é um "bem comum", e que deve ser acatado por maior parte da população para que haja total eficácia.

Ainda assim, a demissão por justa causa deve ser adotada em último caso, cabendo aos empregadores a tarefa de realizar campanhas de conscientização, envolvendo os sindicatos dos trabalhadores, por exemplo.

Justa causa - A demissão por justa causa restringe as verbas trabalhistas na rescisão contratual aos dias trabalhados e férias proporcionais. Quem é demitido nesta condição não tem direito ao saque do FGTS, nem ao seguro-desemprego.

Mesmo assim, há quem de fato não possa tomar a vacina, como mulheres grávidas, pessoas alérgicas a componentes do imunizante, ou portadores de doenças que afetem o sistema imunológico, dentre outros. Além desses, é importante que o trabalhador procure o plano local de imunização e, caso ainda não esteja no grupo contemplado, prove isso ao empregador.

Enquete

Você concorda com a demissão por justa causa de funcionário que não tomar a vacina?

Sim

30%

Não

70%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias