ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Coleção conta história de MS em livros do século passado

Redação | 24/06/2010 16:13

Reedições originais de três livros publicados pela primeira vez no início do século XX e na década de 50, lançados nesta quinta-feira (24 de junho) no Museu de Arqueologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) resgatam parte da história do Estado.

Os livros fazem parte da segunda caixa da coleção "Documentos para a História de Mato Grosso do Sul". As obras, de grande valor científico e cultural, são consideradas raras pelo conteúdo apresentado, pela antiguidade e número de publicações existentes. Os livros serão encaminhados a bibliotecas públicas, escolas e universidades.

O primeiro volume, intitulado "Jesuítas e Bandeirantes no Itatim", de Jaime Cortesão, reúne documentos dos séculos XVII e XVIII sobre a bacia platina. A obra escrita por um historiador português, que trabalhava na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, apresenta fundamentos que levaram a configuração atual do território brasileiro. A primeira publicação aconteceu em 1951 e depois desta data não foi mais reeditada.

"Oeste de São Paulo, Sul de Mato-Grosso" é o título do segundo volume, de autoria de Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa. O geólogo e pesquisador realizou estudos na região no final do século XIV e início do século XX para fundamentar projetos de implantação da rede ferroviária do Brasil Central. As pesquisas de Miguel Arrojado reforçam as potencialidades de ferro e manganês em Corumbá e calcário na Serra da Bodoquena. A edição original é de 1909, da qual restou apenas um exemplar.

O terceiro volume, escrito por Mário Monteiro de Almeida, tem como título "Episódios históricos da formação geográfica do Brasil". A obra apresenta uma visão panorâmica da história de Mato Grosso e foi escrita na década de 50. O autor era consultor jurídico do antigo estado de Mato Grosso e realizou o levantamento de documentos históricos referentes à origem territorial da região para solucionar pendências jurídicas da época.

"A coleção seleciona livros e documentos impressos que são de fundamental importância para a escrita da história de Mato Grosso do Sul sob um olhar sul-mato-grossense", explica o historiador e professor da UFMS, Gilson Rodolfo Martins, que integra a comissão de organizadores da coleção.

A primeira caixa foi lançada no final de maio e também contém três livros: "Anais do Descobrimento, Povoação e Conquista do Rio de La Plata", do espanhol Ruy Diaz de Guzman; "Oeste

Nos siga no Google Notícias