ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Evento discute obra do Nobel de Literatura Orhan Pamuk

Redação | 18/08/2008 12:56

O evento "Outros Papos", do Instituto Lacaniano Ágora, discutirá no sábado às 10h00, a obra "A Neve" do autor turco Orhan Pamuk, Prêmio Nobel de Literatura.

Em 2006, ano que Pamuk foi premiado, o júri do Nobel afirmou que o autor, "em busca pela alma melancólica de sua cidade natal, descobriu novos símbolos para o combate e a mistura de culturas".

Em sua obra, sobretudo em "A Neve", Pamuk mostra um país dividido entre o ocidente e o oriente, com muitos personagens exilados, divididos entre um passado glorioso do Império Otomano e uma atualidade de conflitos religiosos.

Literatura viva - Em sua edição anterior, o evento reuniu advogados, juízes, jornalistas e estudantes de jornalismo, psicanalistas e professores universitários para discutir a obra de Imre Kertész, escritor húngaro sobrevivente do Holocausto e galardoado com o Nobel em 2002.

Os encontros, onde são feitas leituras de trechos das obras e de informações biográficas dos autores, são seguidos de debates com os participantes.

No ultimo debate, a visão de Kertész sobre a absurda burocracia nazista serviu a reflexões sobre questões contemporâneas da sociedade brasileira, como a corrupção e os desafios enfrentados pela justiça.

A exposição da obra será feita pela psicanalista Andréa Brunetto. O encontro acontece na Livraria Intelectus na Rua Barão do Rio Branco, 1680 (entre Rui Barbosa e Pedro Celestino). A entrada é franca.

Nos siga no Google Notícias