A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

18/08/2008 12:56

Evento discute obra do Nobel de Literatura Orhan Pamuk

Redação

O evento "Outros Papos", do Instituto Lacaniano Ágora, discutirá no sábado às 10h00, a obra "A Neve" do autor turco Orhan Pamuk, Prêmio Nobel de Literatura.

Em 2006, ano que Pamuk foi premiado, o júri do Nobel afirmou que o autor, "em busca pela alma melancólica de sua cidade natal, descobriu novos símbolos para o combate e a mistura de culturas".

Em sua obra, sobretudo em "A Neve", Pamuk mostra um país dividido entre o ocidente e o oriente, com muitos personagens exilados, divididos entre um passado glorioso do Império Otomano e uma atualidade de conflitos religiosos.

Literatura viva - Em sua edição anterior, o evento reuniu advogados, juízes, jornalistas e estudantes de jornalismo, psicanalistas e professores universitários para discutir a obra de Imre Kertész, escritor húngaro sobrevivente do Holocausto e galardoado com o Nobel em 2002.

Os encontros, onde são feitas leituras de trechos das obras e de informações biográficas dos autores, são seguidos de debates com os participantes.

No ultimo debate, a visão de Kertész sobre a absurda burocracia nazista serviu a reflexões sobre questões contemporâneas da sociedade brasileira, como a corrupção e os desafios enfrentados pela justiça.

A exposição da obra será feita pela psicanalista Andréa Brunetto. O encontro acontece na Livraria Intelectus na Rua Barão do Rio Branco, 1680 (entre Rui Barbosa e Pedro Celestino). A entrada é franca.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions