A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

17/05/2009 15:26

Semana do Museu terá visitações na Capital

Redação

A prefeitura de Campo Grande programou atividades nesta semana, em alusão ao Dia Internacional do Museu, comemorado nesta segunda-feira, dia 18 de maio.

Entre os dias 19 e 22, o Museu José Antônio Pereira receberá a visita de vários estudantes das escolas municipais da Capital, que chegarão ao local em ônibus da prefeitura.

O objetivo da ação é fazer com que os alunos conheçam um pouco mais da história da cidade através da saga de seu fundador, José Antônio Pereira.

O museu, que na verdade é a casa onde viveu Antônio Luiz Pereira, filho do desbravador, reúne um acervo de antiguidades da época como as camas que pertenceram à família, um pequeno engenho de cana e um monjolo, utilizado para debulhar grãos. Além das peças que pertenceram à família, há também muitos objetos doados.

No interior do museu existe uma maquete, que mostra como eram construídas as paredes da casa, feitas de taipa de pau a pique. O material foi feito pelo construtor Gregório Corrêa, o "Goinha", responsável por reparar as eventuais rachaduras que aparecem na casa.

Antes de se tornar museu, o local era chamado de Fazenda Bálsamo e pertencia a Carlinda Pereira Contar, que em 1966 doou o lugar ao município. Em 1983 o local foi tombado e em 1999 foi completamente restaurado.

Serviço - O Museu José Antônio Pereira, está localizado na Avenida Guaicurus e fica aberto de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (67) 3314-3192.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions