ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Aos 10 anos, lutadora de Corumbá fatura título brasileiro no Rio

Rebeca Gabrielly, que treina no projeto Clube Social Trujillo/Wrestling School, foi campeã de wrestling

Por Viviane Oliveira | 26/11/2025 11:50
Aos 10 anos, lutadora de Corumbá fatura título brasileiro no Rio
Rebeca Gabrielly Ramires de Carvalho recebe a medalha de campeã, no último domingo, no Rio de Janeiro (Foto: Arquivo familiar)

De Corumbá, Rebeca Gabrielly Ramires de Carvalho, de 10 anos, conquistou no último domingo o título de campeã brasileira de Wrestling Infantil. A competição foi realizada no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, e reuniu alguns dos principais talentos do país na modalidade.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Rebeca Gabrielly Ramires de Carvalho, de 10 anos, conquistou o título de campeã brasileira de Wrestling Infantil em competição realizada no Rio de Janeiro. A jovem atleta de Corumbá, que iniciou na modalidade no início do ano, já havia vencido a etapa RioSul do Brasileiro em julho, no Espírito Santo.A lutadora, que treina no projeto social Clube Social Trujillo/Wrestling School, também coleciona medalhas no jiu-jitsu. Sua dedicação já rendeu frutos, incluindo uma bolsa de estudos integral no Sesi, mesmo não tendo ainda idade para receber o Bolsa Atleta, benefício que poderá pleitear a partir de 2027.

O wrestling infantil é a versão adaptada do esporte de luta corpo a corpo, com regras e técnicas específicas para cada faixa etária, voltada ao desenvolvimento físico, motor e cognitivo.

Segundo o pai, Renato de Oliveira Carvalho, 38 anos, servidor público, Rebeca treina no projeto social Clube Social Trujillo/Wrestling School. Ela iniciou na modalidade no começo do ano, em busca de melhorar as quedas para competir no jiu-jitsu nogi, que dispensa o uso do quimono. A evolução rápida chamou atenção do professor, e os resultados vieram cedo. Em julho, ela foi campeã da etapa RioSul do Brasileiro, no Espírito Santo, na categoria até 28 kg.

No Rio, Rebeca encarou um novo desafio, agora na categoria até 30 kg, e voltou para casa com mais um título nacional. Além das conquistas no wrestling, ela também acumula medalhas no jiu-jitsu.

Apesar do desempenho expressivo, Rebeca ainda não tem idade para receber o Bolsa Atleta. Mesmo assim, o talento já começa a abrir portas e a família conseguiu uma parceria que garantiu à menina ensino integral gratuito no Sesi.

“Ela é muito dedicada. Dá o horário e ela mesma vai treinar, sem ninguém cobrar. Só falta se estiver doente”, conta o pai. Ele destaca que a filha também é orientada a valorizar o esforço das adversárias. “Chegar a uma competição nacional já é uma vitória. Todas que estão ali são vencedoras.” A partir do próximo ano, Rebeca começará a pontuar para tentar o Bolsa Atleta em 2027.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.