ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Brasileiro Sub-18 de Judô reúne 289 atletas de 26 estados em Campo Grande

Paulo Nonato de Souza | 29/05/2015 17:03
A judoca campo-grandense Bianca Vila Rosa (Foto: Divulgação)
A judoca campo-grandense Bianca Vila Rosa (Foto: Divulgação)

O Campeonato Brasileiro Sub-18 de Judô, que será disputado neste final de semana no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, em Campo Grande, será a última chance dos judocas que ainda não conseguiram classificação para o Pan-Americano e o Mundial da categoria.

Das federações presentes em Campo Grande, seis terão representantes em todas as categorias: Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ao todo, 289 atletas de 26 Federações estão inscritos na competição.

A etapa campo-grandense prevê o início das competições neste sábado, às 9h30, e será decisiva na conquista dos últimos pontos para o Ranking Nacional, base do critério de seleção dos atletas para as principais competições internacionais.

De acordo com nota divulgada pela Federação de Judô de Mato Grosso do Sul, os primeiros colocados do Ranking Nacional estarão automaticamente classificados para o Campeonato Pan-americano. Já para o Mundial, além de estarem no topo de sua categoria, os atletas precisam somar mais do que 320 pontos. “É uma forma de valorizar a regularidade nas competições ao longo do ano", disse Marcelo Theotônio, gestor das Equipes de Base da Confederação Brasileira de Judô.

A última atualização do ranking nacional Sub-18 coloca 13 Federações com atletas entre os favoritos ao pódio. No feminino, Bianca Vilma Rosa (40kg/MS), Fernanda Cardoso (40kg/SE), Jéssica Silva (44kg/SP), Amanda Lima (44kg/PE), Natasha Ferreira (44kg/PR), Gabriela Clemente (48kg/RS), Larissa Pimenta (48kg/SP), Milena Matias (52kg/MS), Maria Taba (52kg/AM), Vitoria Andrade (57kg/MS), Daise Locatelli (57kg/SP), Samara Oliveira (63kg/ES), Agnes Motta (63kg/SP), Pamella Palma (70kg/SP), Bruna Silva (70kg/RS), Beatriz Souza (+70kg/SP) e Ana Camargo (+70kg/PR) devem brigar pelo título em suas categorias.

Já no masculino, os atletas mais bem posicionados no ranking e que estarão em Campo Grande são Mike Pinheiro (50kg/SP), Michael Menezes (50kg/RN), Renan Torres (55kg/SP), Ítalo Carvalho (55kg/MA), Airton Silva (60kg/RS), Vinícius Farias(60kg/MS), Luanh Saboya (73kg/PR), Israel Ferreira (73kg/RJ), Igor Morishigue (81kg/SP), Matheus Assis (81kg/PR), Victor Sedrez (90kg/PR), Pablo Tessarolo (90kg/ES), Luan Ferreira (90kg/MG), João Gonçalves (+90kg/SC) e Lucas Lima (+90kg/SP).

A categoria mais disputada também será a mais aberta: a meio leve masculina (66kg). Serão 22 atletas em ação mas nenhum dos primeiros colocados do ranking (Jeferson Santos Júnior, Kayodê Alves e Ariel Alencar) estará na disputa. Vale lembrar que cada Federação tem seu critério de seleção para definir os representantes em cada um dos campeonatos.

Nos siga no Google Notícias