ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Capital terá campeonato de snookball, mistura de sinuca e futebol

Paulo Nonato de Souza | 23/12/2017 09:59
No lugar do gramado verde, o "tapete" vermelho das mesas do snookball, uma mistura de futebol e sinuca (Foto: Divulgação)
No lugar do gramado verde, o "tapete" vermelho das mesas do snookball, uma mistura de futebol e sinuca (Foto: Divulgação)

Uma mistura de futebol e sinuca. Assim é o snookball, uma modalidade disputada com bola de futebol sobre um “gramado” que imita uma mesa de sinuca, onde você é a sua própria equipe e acertar os buracos tem a mesma sensação de fazer um gol.

“No snookball, subir na mesa não é falta de educação. É um jogo individual, mas é possível jogar em duplas”, disse Roberto Ungerer, que irá promover o 1º Campeonato Sul-Mato-grossense de Snookball no período de 18 a 21 de janeiro, no Clube Bola 8, no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande.

Segundo ele, as regras são as mesmas da sinuca tradicional, só que praticado numa mesa de bilhar gigante onde os jogadores podem caminhar, e as tacadas são substituídas pelos chutes com os pés na hora de encaçapar as bolas de futebol.

“Assim como no futebol, o snookball também é uma atividade que tem atraído cada vez mais a participação das mulheres”, comentou Roberto Ungerer. Por isso, o campeonato no Ipê será disputado com torneios nas categorias masculino e feminino. Conforme o regulamento, os participantes serão distribuídos em grupos por idade: 10 a 13 anos, 14 a 17 e acima de 18 anos.

A selfie de Roberto Ungerer, promotor da primeira edição do Campeonato Sul-mato-grossense de Snookball mostra o local onde a competição será disputado no mês de janeiro em Campo Grande (Foto: Divulgação)
A selfie de Roberto Ungerer, promotor da primeira edição do Campeonato Sul-mato-grossense de Snookball mostra o local onde a competição será disputado no mês de janeiro em Campo Grande (Foto: Divulgação)

Serviço – As inscrições serão abertas a partir da próxima terça-feira (26) no Bola 8 do Shopping Bosque dos Ipês. Informações pelo telefone (67) 99238-2577 com Roberto Ungerer.

CONFIRA AS REGRAS DO CAMPEONATO:

O jogo consiste de uma bola branca, identificada como tacadeira, e 15 coloridas identificadas como “visadas”. As 15 bolas visadas são diferenciadas por:

• Uma com o número 8 (de cor preta), sete com números de 1 a 7 sobre cores lisas, chamadas de “grupo das bolas lisas (menores)” e, outras sete numeradas de 9 a 15, sobre cores listradas e identificadas como “grupo das bolas listradas (maiores)”;

• A partida contará com dois jogadores, vencerá a partida de o jogador que primeiro encaçapar a bola 8, mas somente depois de ter sido encaçapadas todas as bolas do grupo de seu domínio;

• Definidos os domínios dos grupos de bolas, para ser considerada válida, toda tacada deverá atingir primeiramente uma das bolas do grupo de domínio do jogador ativo;

• Encaçapar licitamente o mínimo de uma bola, podendo ser a mesma jogada ou, por meio de carambola ou telefone, outra bola qualquer do seu grupo de domínio;

• Jogar sem encaçapar bola ou cometendo falta determina o encerramento da ação na tacada, que passará ao adversário;

• Após a jogada imediatamente seguinte, de qualquer dos jogadores, a falta não punida será desconsiderada.

MESA ABERTA - Exceto a bola 8, com a mesa “aberta” qualquer bola poderá ser visada e jogada, até que se encaçape uma que determine os domínios dos grupos, valendo a carambola ou telefone. Não caracterizará falta o encaçapamento de duas ou mais bolas de diferentes grupos, enquanto a mesa estiver “aberta”.

A SAÍDA DE PARTIDA - As bolas visadas serão arrumadas sobre o campo de jogo em compacto no formato triangular com:

• Todas as bolas “coladas” umas nas outras, a bola 1 arrumada na posição frontal do triângulo, a bola 8 no centro das demais, uma bola qualquer no vértice e sobre a marca inferior, uma bola “lisa” (menor) em um dos extremos da “base” do triângulo, e no outro extremo uma bola “listrada” (maior);

• O vencedor de sorteio ou avaliação terá o direito da saída e poderá passá-la ao adversário, que não poderá recusá-la. As saídas seguintes serão alternadas;

• No mínimo 2 bolas quaisquer deverão tocar qualquer das tabelas, podendo uma delas ser a branca;

• Se a bola 8 for encaçapada na jogada de saída, a mesma deverá voltar à sua marca inicial, caso esta marca esteja ocupada, a bola 8 deverá ser posicionada na linha longitudinal voltada a tabela inferior o mais próximo possível da bola que estiver ocupando seu ponto inicial; o mesmo acontecerá com a bola branca (tacadeira) quando a mesma for encaçapada com falta;

• Se na saída for encaçapada a bola 8 sem cometer outra falta, mesmo que juntamente com outras bolas quaisquer, a bola 8 será recolocada na marca inferior e o jogador continuar a sua tacada normalmente.

FALTAS NA SAÍDA DE PARTIDA - Ao cometer qualquer falta na tacada de saída, exceto a bola 8 que volta ao jogo na marca inferior ou determina o reinício da partida, todas as bolas eventualmente encaçapadas permanecerão fora do jogo.

Serão consideradas faltas:

• Não atingir um dos objetivos obrigatórios nas saídas;
• Lançar bolas para fora do campo de jogo;
• Tocar em qualquer bola de qualquer forma que não seja com um toque lícito da sola do taco;
• Encaçapar bola do grupo de domínio do adversário;
• Suicidar-se (encaçapar a bola branca);
• Bi-toque (dar mais de um toque na bola branca);
• Jogar com qualquer bola ainda em movimento;

ENCERRAMENTO DE PARTIDA - A partida estará encerrada quando:

• For encaçapada licitamente a bola 8, após encaçapar todas as bolas do grupo do jogador em ação;

• Um dos jogadores se der por vencido;

• Quando estiver em jogo apenas a bola 8, o jogador que após ter encaçapado a bola oito suicidar-se (cair de branca) perderá a partida;

• Se um dos jogadores estiver apenas pela bola oito e o outro com mais bolas do seu grupo na mesa, o atleta que estiver apenas pelo 8 suicidar-se (cair de branca) após encaçapá-la, a tacada passará ao adversário sendo concedido o benefício de retirar uma bola do seu grupo de menor valor e o mesmo terá uma tacada contínua para encaçapar as bolas que restarem na mesa, caso consiga, se tornará o vencedor, o mesmo acontecerá se o jogador encaçapar a bola oito e na mesma tacada encaçapar um bola do grupo de seu adversário.

Nos siga no Google Notícias