Cinco jogos marcam o início do segundo turno do Brasileirão neste sábado
20ª rodada abre com disputas decisivas na parte de cima e de baixo da tabela

O Campeonato Brasileiro 2025 inicia neste sábado (16) o seu segundo turno com cinco jogos pela 20ª rodada. A programação coloca em campo confrontos decisivos tanto na luta contra o rebaixamento quanto na briga pelas primeiras posições da tabela.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
No Maracanã, Fluminense e Fortaleza se enfrentam às 15h (de MS). O time de Renato Gaúcho vive boa fase, sem perder há cinco jogos, e chega embalado pela classificação às quartas da Copa do Brasil e pela vitória fora de casa nas oitavas da Sul-Americana, único brasileiro a conseguir tal feito na rodada. Do outro lado, o Fortaleza tenta reagir após sequência negativa: apenas uma vitória nos últimos 15 jogos, eliminação encaminhada na Libertadores e goleada sofrida para o Botafogo na última rodada do Brasileirão. O Leão do Pici ocupa o 18º lugar, com 15 pontos.
No mesmo horário, o Ceará recebe o Bragantino na Arena Castelão. O Vozão ganhou confiança ao somar quatro pontos em sequência contra Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras, e busca se consolidar na primeira metade da tabela. Já o Bragantino atravessa sua pior fase na temporada: são oito jogos sem vitória, sete deles derrotas, e queda da disputa pela liderança para a 8ª colocação, com 27 pontos.
Às 17h30, o Barradão recebe o confronto entre Vitória e Juventude. O Rubro-Negro não vence há quatro rodadas e segue ameaçado pela zona de rebaixamento. O Juventude, por sua vez, venceu o Corinthians na estreia do técnico Thiago Carpini e recuperou confiança, mas ainda não pontuou como visitante no torneio, são oito jogos e oito derrotas fora de casa.
Também às 17h30, Sport e São Paulo duelam na Ilha do Retiro. Lanterna da competição, o Sport começou a reagir: está invicto há quatro partidas e quebrou um jejum de 19 jogos sem vencer ao superar o Grêmio na última rodada. O São Paulo, em ascensão, soma seis jogos sem perder no Brasileirão, com cinco vitórias seguidas, mas chega com atenção dividida. O time de Luis Zubeldía decidirá na terça-feira, no Morumbis, sua vaga nas quartas da Libertadores contra o Atlético Nacional.
Fechando o sábado, Corinthians e Bahia se enfrentam às 20h na Neo Química Arena. O time paulista vive crise dentro e fora de campo: sofreu um transfer ban da Fifa, perdeu Yuri Alberto por lesão e negociou Kauê Furquim justamente com o Bahia, em operação que gerou atrito entre os clubes. Em campo, o Corinthians venceu apenas um de seus últimos dez jogos e se aproxima da zona de rebaixamento. Já o Bahia chega mais estável. Apesar de três jogos sem vitória, o time baiano está invicto há cinco partidas, avançou às quartas da Copa do Brasil e ocupa o G-4 do Brasileirão.