A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

04/12/2013 08:28

Com 3 ouros nas Paralimpíadas Escolares, atleta de 15 anos sonha com 2016

Helton Verão
Gabriela conseguiu o maior resultado da sua carreira, que foram as três medalhas de ouro nas Paralimpíadas Escolares 2013Gabriela conseguiu o maior resultado da sua carreira, que foram as três medalhas de ouro nas Paralimpíadas Escolares 2013

Mesmo com a falta de estrutura de um centro de treinamentos e a ausência dos incentivos, a atleta paralímpica Gabriela Mendonça Ferreira, 15 anos, garantiu três ouros, ajudando Mato Grosso do Sul a alcançar o sexto lugar nas Paralimpíadas Escolares 2013. Ela foi faturou medalha nos 100 e 300 metros e também no saldo em distância.

Com apenas 30% da visão, decorrente de uma toxoplasmose durante a gravidez da mãe, Gabriela faz parte da seleção brasileira de jovens atletas paralímpicos deste março deste ano. Ela espera com estes resultados seguir entre as selecionáveis e manter assim o patrocínio oferecido pelas Loterias da Caixa. “Foi muito importante esses resultados, os melhores da minha carreira. Feliz por ter representado bem o meu Estado. Dei o máximo de mim”, comenta Gabriela.

Com 3 ouros nas Paralimpíadas Escolares, atleta de 15 anos sonha com 2016

O amor pelo esporte começou aos 10 anos, de uma simples brincadeira nas aulas de educação física na escola. Mas como a própria atleta conta, começou a pegar sério nos treinos há pouco mais de 2 anos, na Escola Estadual Manoel Bonifácio Nunes da Cunha. “Aos 10 anos, quando estudava na escola Irene Szukala, comecei no esporte através do pedido de um professor. Minha mãe viu, gostou e autorizou. Mas de verdade comecei levar a sério em 2011”, revela.

Ela segue treinando 2h30 por dia na mesma escola estadual, mas lamenta a situação para atletas na Capital e no Estado. “Tem muita dificuldade para treinar, isso prejudica muito. Mas temos que superar. É muito difícil pra gente, se a atleta não tem cabeça boa, acaba desistindo, conheço diversos casos de colegas que pararam”, conta Gabriela.

O maior sonho da atleta é disputar os Jogos Paraolímpicos, ou melhor até mais. “Meu sonho é estar em 2016 e disputar mais duas” almeja.

Gabriela passa por exames pelo menos quatro vezes ao ano. De acordo com os médicos, seu caso é instável, tanto pode melhorar a visão, ou até mesmo piorar.

Desempenho MS - Mato Grosso do Sul conquistou o sexto lugar nas Paralimpíadas Escolares 2013. O evento aconteceu entre os dias 26 e 29 de novembro na capital paulista e reuniu 1.300 competidores de 25 estados e do Distrito Federal em 10 modalidades. Mato Grosso do Sul contou com a participação de 70 atletas e conquistou o sexto lugar com 57 medalhas, marcando 253 pontos na pontuação geral, sendo 29 medalhas de ouro, 18 de prata e 10 de bronze. Os primeiros classificados nas competições respectivamente foram: Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Este ano, as competições contaram com 2800 participantes, entre estudantes e equipe técnica, sendo 1300 atletas. Os estudantes disputarão nas modalidades tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado, atletismo, futebol para cegos, futebol para paralisados cerebrais, judô, goalball, bocha, natação e tênis de mesa.

As Paralimpíadas Escolares buscam revelar novos valores e atletas para representar o Brasil nas Paralimpíadas de 2016. Para a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, as paralimpíadas escolares de São Paulo vão deixar um legado importante e difundir o conhecimento necessário para a prática paradesportiva no ambiente escolar.



Linda Gaby! Vai estar lá em 2016 e eu vou estar torcendo por você!!!
 
Sírley Anjos em 05/12/2013 23:35:00
Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão
Provérbios 17:17
Minha filha tu és muito especial...muito sucesso fibra e determinação, continue com a sua humildade, continue com seus treinamentos que tu chegarás....beijos no coração!!!
 
DENER LUIZ DE AMORIM FERREIRA em 05/12/2013 08:01:02
Parabéns Gabi, Deus continue te abençoando e te fortalecendo. Abraços. Ass: Fofa.
 
LUCILENE COSTA SILVA ARAÚJO em 04/12/2013 11:44:24
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions