A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

16/07/2015 18:48

Com apoio de Marcos Terena, Capital espera receber Copa do Mundo indígena

Paulo Nonato de Souza
O prefeito Gilmar Olarte com o líder indígena Marcos Terena, nesta quinta-feira, em Campo Grande (Foto: DivulgaçãoO prefeito Gilmar Olarte com o líder indígena Marcos Terena, nesta quinta-feira, em Campo Grande (Foto: Divulgação

Com a primeira edição prevista para o período de 20 de outubro a 1º de novembro deste ano em Palmas, no Tocantis, os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, uma espécie de Copa do Mundo dos povos indígenas, deverá ter a sua segunda edição em Campo Grande.

Nesta quinta-feira, ao receber o coordenador dos Jogos, o aquidauanense Marcos Terena, uma liderança indígena reconhecida internacionalmente, o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, disse que a cidade entrou para valer na disputa para receber o evento no próximo ano.

A segunda edição ainda não tem o local nem mesmo o ano definidos, afirmou Marcos Terena em entrevista à imprensa. Segundo ele, durante os Jogos na cidade de Palmas serão convocadas todas as lideranças indígenas internacionais presentes para a formação de um Comitê Olímpico Internacional que terá a missão de decidir o ano e onde irá acontecer a próxima edição do evento.

A candidatura de Campo Grande foi apresentada na semana passada ao Ministério dos Esportes, e a presença de Marcos Terena nesta quinta-feira na cidade, sendo homenageado na Câmara Municipal com o título de “Visitante Ilustre, é vista pelo prefeito como um importante reforço na campanha pela sede dos Jogos.

“Já estamos trabalhando para receber os Jogos em 2016. Mato Grosso do Sul possui a segunda maior comunidade indígena do Brasil e Campo Grande concentra boa parte dessa população. Estamos confiantes e vamos ficar muito felizes com mais esta conquista É um evento mundial que dará muita visibilidade positiva para o nosso estado”, acredita.

Para os Jogos deste ano, 22 países já confirmaram representantes em Palmas, incluindo os Estados Unidos, Austrália, Japão e até a Rússia. São esperadas 2,2 mil indígenas de 24 etnias de várias partes do mundo. A corrida de tora, arco e flecha, arremesso de lança, canoagem, cabo de força e futebol masculino e feminino estão entre as modalidades.O ex-jogador Cafu, foi escolhido para ser o embaixador dos Jogos.

 

Jogos Mundiais dos Povos Indígenas serão lançados amanhã na Capital
Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontecerão em Palmas, no Tocantins, de 23 de outubro a 01 de novembro, serão lançados em Campo Grande nes...
Comercial fica só no empate e é eliminado pela Seduc no Sub-17
O Comercial foi eliminado do Estadual Sub-17 ao empatar em 1 a 1 com o Seduc, na tarde deste sábado (16) em Campo Grande, no estádio Olho do Furacão....


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions