ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Em 1995, Pelé lançou em MS campeonato indígena pioneiro no Brasil

Competição que reuniu etnias foi a segunda passagem do Rei por Campo Grande

Gabrielle Tavares | 29/12/2022 18:57
Pelé durante coletiva de imprensa em Campo Grande, em 1995. (Foto: Izaias Medeiros/Arquivo Correio do Estado)
Pelé durante coletiva de imprensa em Campo Grande, em 1995. (Foto: Izaias Medeiros/Arquivo Correio do Estado)

"Pelé chega hoje para festa indígena", essa era manchete dos jornais da Capital em 26 de abril de 1995. O então ministro Extraordinário dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, desembarcou às 19h15 no Aeroporto de Campo Grande para inaugurar o primeiro Jogos Abertos Indígenas de Mato Grosso do Sul.

O evento aconteceu no Parque de Exposições Laucídio Coelho, no governo de Wilson Martins, organizado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Ministério da Educação e Cultura, que ainda eram unidos.

A visita ocorreu um ano depois do rei gritar "é tetra" ao lado de Galvão Bueno, na Copa do Mundo de 94. Segurando uma bola de futebol, cercado de jornalistas e integrantes do governo sorridentes, Pelé falou em coletiva de imprensa sobre sua fé em massificar o futebol. “Todo e qualquer brasileiro terá acesso aos desportos, não importando sua posição social", disse na época.

O fotógrafo Izaías Medeiros, de 53 anos, esteve entre a multidão de profissionais da imprensa que compareceram para registrar a visita ilustre. Quando viu a própria foto, tirada há mais de duas décadas, Medeiros recordou da alegria ao chegar perto do próprio ídolo quando tinha apenas 26 anos.

"Pena não conseguir se aproximar e tirar uma foto com o ídolo né, com o rei do futebol, mas é muito emocionante. O que tem de pessoas que queriam estar perto dele apenas para vê-lo, e eu consegui. Não pude ver ele jogando bola, jogando o futebol mestre dele, mas fico emocionado com isso tudo", relembrou.

Carlos Alberto de Assis em encontro com Pelé. (Foto: Arquivo Pessoal)
Carlos Alberto de Assis em encontro com Pelé. (Foto: Arquivo Pessoal)

Marcos Terena, liderança indígena do Estado, confirmou que os Jogos Abertos foi pioneiro em Mato Grosso do Sul e parou Campo Grande. Indígenas das etnias Guarani, Guató, Caiuá, Terena, Ofaié-xavante e Cadiuéu participaram das provas tradicionais da cultura indígena, como arco e flecha, mas também de atletismo, vôlei e futebol, com direito à premiação para os primeiros colocados.

Pelé gostou tanto do que viu na terra morena que decidiu levar a ideia dos jogos para outro estado e um ano depois, em 1996, acontecia o I Jogos dos Povos Indígenas em Goiânia (GO).

Realizado em outubro daquele ano, as competições goianenses podem confundir a memória dos mais antigos, porque também recebeu a presença de Pelé. Mas a história não deixar enganar, foi em Mato Grosso do Sul que o rei do futebol se emocionou com os jogos indígenas pela primeira vez.

Quem é fã não esquece. O presidente da Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) Carlos Alberto de Assis, fazia parte da gestão municipal na época e quase chorou quando foi conhecer o rei. Ele cresceu ouvindo o pai falar que não era santista, e sim "pelezista".

"Humilde, o rei comia de garfo e faca como qualquer um", relatou. A insistência em reforçar a humildade de Pelé pode até ser clichê, mas é o que mais marcou quem o conheceu de perto.

Assis também esteve nos Jogos Indígenas de Goiânia, onde o encontrou pela segunda vez e teve oportunidade de almoçar com o rei. "De novo, ele só confirmou o que já sabia, a simplicidade do Pelé", completou.

Pelé morreu nesta quinta-feira (29) aos 82 anos na cidade de São Paulo, por complicações do câncer no colón. Mineiro de Três Corações, o maior jogador brasileiro da história, estava internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista.

O atacante que fez história no Santos e na Seleção Brasileira tratava o câncer desde setembro de 2021. A doença havia se espalhado para o pulmão e fígado. Neste ano, Pelé teve covid-19 no mês de novembro e foi internado no hospital.

Veja reportagem postada na época pelo Canal do Esporte, da TV Guanandi:




Nos siga no Google Notícias