ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Fim de semana terá paralimpíadas escolares com três modalidades

Alunos com deficiências física, intelectual e visual vão disputar no paratletismo, bocha e tênis de mesa

Caroline Maldonado | 22/06/2022 12:00
Paratleta apoiada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) (Foto: Digulgação/Governo MS)
Paratleta apoiada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) (Foto: Digulgação/Governo MS)

Entre sexta-feira (24) e domingo (26) a Paraesc MS (Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul) reunirá 112 estudantes paratletas do Estado. Estão inscritos 35 meninas e 77 meninos com deficiências física, intelectual e visual, com idades entre 11 a 18 anos. Haverá disputas nas modalidades paratletismo, bocha paralímpica e tênis de mesa.

A abertura do evento será às 19h30 na sexta-feira, no Eco Hotel do Lago, que fica na Chácara das Mansões. Haverá transmissão ao vivo na página oficial da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) no Facebook.

Locais - As disputas começam no sábado às 8 horas, em locais diferentes. O Parque Olímpico Ayrton Senna, no Jardim Aero Rancho, sediará provas de paratletismo. As competições de bocha e tênis de mesa ocorrerão em estrutura montada no Eco Hotel do Lago.

Também vão funcionar no hotel o refeitório e o CCO (Centro de Convivência e a Comissão Central Organizadora), onde será feito o credenciamento e a regularização de pendências junto à secretaria do evento.

Haverá disputas nas categorias sub-14, sub-16 e sub-18. Os estudantes representarão sete municípios: Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Nova Andradina, Rio Brilhante, Sidrolândia e Três Lagoas.

Classificação - No paratletismo e na bocha paralímpica, os participantes buscam classificação para a fase regional 3 das Paralimpíadas Escolares, que acontecerá em São Paulo (SP), de 5 a 10 de setembro. Já os melhores do tênis de mesa asseguram vaga direta à etapa nacional, também na capital paulista, de 21 a 26 de novembro.

Paratletas em competição de tênis de mesa (Foto: Divulgação/Governo MS)
Paratletas em competição de tênis de mesa (Foto: Divulgação/Governo MS)

Paraesc MS - No total, 300 pessoas estarão envolvidas no evento, entre atletas, técnicos e auxiliares, pessoal da organização do evento, acompanhantes, tappers (auxiliares dos deficientes visuais), arbitragem, equipe de saúde, classificadores funcionais e voluntários.

O número de competidores vem aumentado a cada ano, segundo o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho. “Muito mais do que competir e buscar a classificação às fases regional e nacional, o evento promove a integração e o intercâmbio entre atletas, técnicos e dirigentes do esporte paralímpico do nosso estado”, comenta Silvio.

Nos siga no Google Notícias