Flamengo encara o Barcelona no Maracanã valendo título Intercontinental
Rubro-Negro busca bicampeonato, enquanto espanhóis tentam conquista inédita da competição
O Flamengo entra em campo neste sábado (23), no Maracanã, para disputar o título do Intercontinental Sub-20 contra o Barcelona, da Espanha. A final, marcada para às 15h30 (de MS), coloca frente a frente o atual campeão da competição e uma das equipes mais tradicionais do futebol europeu.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Rubro-Negro busca o bicampeonato do torneio, após vencer o Olympiacos (Grécia) em 2024, também no Maracanã. O time carioca chega embalado pela conquista da Libertadores Sub-20, obtida em março deste ano diante do Palmeiras. Depois do empate por 1 a 1 no tempo normal, o Flamengo venceu por 3 a 2 nos pênaltis e se tornou o primeiro clube do continente a levantar duas vezes a taça do torneio continental de base.
Do outro lado, o Barcelona chega ao Rio de Janeiro embalado por uma temporada perfeita. Sob o comando do brasileiro Juliano Belletti, ex-lateral e campeão mundial pela Seleção em 2002, o time espanhol conquistou os três principais torneios de base da Europa: o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei e a Youth League, competição que garantiu a vaga no Intercontinental após a vitória por 4 a 1 sobre o Trabzonspor, da Turquia. O clube catalão busca agora seu primeiro título mundial da categoria.
Esta será a quarta edição do Intercontinental Sub-20, sempre realizado em jogo único na América do Sul. Em 2022, o Benfica derrotou o Peñarol em Montevidéu. No ano seguinte, o Boca Juniors venceu o AZ Alkmaar nos pênaltis, em Buenos Aires. Já em 2024, o Flamengo levantou a taça diante de sua torcida no Maracanã.
O técnico Mário Jorge deve mandar a campo a seguinte formação do Flamengo: Léo Nannetti; Daniel Sales, Iago, João Victor e Gusttavo; João Alves, Guilherme e Lorran; Matheus Gonçalves, Joshua e Pedro Leão.
Pelo Barcelona, Belletti deve escalar Bonfill; Xavi Espart, Cuenca, Alexis Olmedo e Landry Farré; Brian Fariñas, Quin Junyent e Pedro Rodríguez; Óscar Gistau, Jan Virgili e Tommy Marqués. A promessa Shane Kluivert, filho de Patrick Kluivert, deve começar no banco de reservas.