ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Esportes

Integrada por campeão, escola de canoagem recebe estrutura

Paula Maciulevicius | 11/12/2012 11:24
Governador André Puccinelli destacou que os paracanoístas têm representado muito bem o Estado. (Foto: Luciano Muta)
Governador André Puccinelli destacou que os paracanoístas têm representado muito bem o Estado. (Foto: Luciano Muta)

No calor da manhã de hoje, o lago do Parque das Nações Indígenas em Campo Grande estava bem movimentado. Na água, atletas da 1ª Escola de Paracanoagem que ganharam da Fundesporte (Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), oito caiaques, uma canoa, coletes salva vidas, remos e camisetas.

Em funcionamento desde junho, a escola conta com oito alunos e entre os materiais entregues nesta manhã, está também o pagamento de monitores para as aulas e a construção da rampa de acesso entre a grama e o lago.

“Todo desporto, seja de que modalidade for, é importante além da atividade psíquica, para a atividade física e os paracanoístas têm representado muito bem Mato Grosso do Sul nas competições nacionais”, elogiou o governador André Puccinelli (PMDB).

Além da entrega de embarcações para a escola, o paracanoísta que já acumula medalhas de ouro, Rodrigo Figueiredo, ganhou um caiaque modelo K1 feito de fibra de carbono e que pesa 10 quilos a menos do que o anterior, usado por dele nas disputas.

“Agora com caiaque mais moderno, ele possa ter melhor desempenho ainda. Todos os desportos tem que ser estimulados e eles para que estimulados, possam trazer índices ainda melhores e representar bem nosso Estado”, completou Puccinelli.

O caiaque de Rodrigo já estreia nesta quinta-feira, no Campeonato Brasileiro que acontece até domingo, em Primavera do Leste, no Mato Grosso. A eliminatório é já no sábado e no domingo, são as finais.

Além da entrega de caiaques para a escola, atleta Rodrigo Figueiredo ganhou modelo para disputar Campeonato Brasileiro já neste final de semana. (Foto: Luciano Muta)
Além da entrega de caiaques para a escola, atleta Rodrigo Figueiredo ganhou modelo para disputar Campeonato Brasileiro já neste final de semana. (Foto: Luciano Muta)

Com o novo modelo de caiaque, o atleta fala que muda tudo. “Peso, dinâmica dentro da água. Literalmente vai fazer grande diferença no final, que é de abaixar o tempo”, explica. Rodrigo já é campeão nos 500m e vice na prova de 200m.

A criação e a estruturação do núcleo de paracanoagem vem, em parte, do empenho de Rodrigo Figueiredo. “A gente levou a ideia até a Fundesporte que teve essa sensibilidade”, diz. Para quem já está consagrado no esporte, a paracanoagem é além da atividade física, qualidade de vida, é estar de igual para igual.

“Eu não tenho conhecimento, de uma estrutura como essa no Brasil. Pode parecer coisa pequena, tem rampa, colete, remo, para o tamanho da importância. Será um grande exemplo para os outros estados. É Mato Grosso do Sul fazendo história”, disse.

O diretor-presidente da Fundação, Flávio Britto, explica que as aulas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas na própria Fundesporte. Sobre o investimento nos equipamentos, ele fala “dá toda a condição para trazer medalhas para o Estado”, resume.

Há três semanas como aluna, Débora Benevides, 17 anos, já tem no sangue o gosto pelo atletismo. É campeã no arremesso de peso. Foi pelo atletismo que as portas para canoagem se abriram.

“Gostei realmente e me identifiquei. Dá muito mais ânimo para nós tendo apoio”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias