ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUARTA  14    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Estádio Arthur Marinho pode ter jogos sem torcida por laudos incompletos

MP instaurou procedimento administrativo para fiscalizar as condições da estrutura esportiva

Por Judson Marinho | 14/01/2026 19:21
Estádio Arthur Marinho pode ter jogos sem torcida por laudos incompletos
Estádio Arthur Marinho em Corumbá (Foto: Divulgação)

Pendências em laudos de segurança, acessibilidade e conforto levaram o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) a recomendar a suspensão de jogos com presença de público no Estádio Arthur Marinho, em Corumbá.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) recomendou a suspensão de jogos com público no Estádio Arthur Marinho, em Corumbá, devido a pendências em laudos de segurança, acessibilidade e conforto. A medida foi tomada após análise de documentos que apontaram incompletude em laudos técnicos essenciais para a proteção do público. O promotor Pedro de Oliveira Magalhães destacou a necessidade de regularizar todas as pendências antes de liberar eventos com torcedores. O estádio, que receberá partidas do Campeonato Sul-Mato-Grossense em 2026, já passou por melhorias, como a alteração do guarda-corpo para aumentar a segurança. No entanto, o MPMS exige laudos atualizados de segurança estrutural, prevenção a incêndios, acessibilidade e condições sanitárias. A fiscalização continuará até que todas as exigências sejam atendidas, garantindo a integridade física e a segurança do público durante os eventos esportivos.

O local é de mando de campo do Corumbaense Futebol Clube e está previsto para receber partidas do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol de 2026.

Por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá, o MPMS instaurou procedimento administrativo para fiscalizar as condições da estrutura esportiva.

O objetivo é assegurar que o estádio atenda integralmente às exigências legais antes de ser liberado para eventos com torcedores.

A medida foi adotada após a análise de documentos encaminhados pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), que incluíam laudos técnicos e contratos relacionados à segurança.

Durante a verificação, foi constatado que o Laudo de Engenharia, Acessibilidade e Conforto estava incompleto, sem conclusão sobre pontos considerados essenciais para a proteção do público.

Diante da situação, o promotor de Justiça Pedro de Oliveira Magalhães recomendou formalmente que não sejam autorizados jogos com público até que todas as pendências sejam regularizadas.

O procedimento tem como base a Constituição Federal, a Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), o Decreto Federal nº 6.795/2009 e normas do Ministério do Esporte, que estabelecem requisitos mínimos para a realização de competições esportivas em locais abertos ao público.

O Estádio Arthur Marinho possui laudos que permitiam a realização de jogos neste ano. A FFMS chegou a custear a nova medida do guarda-corpo do estádio, uma exigência do Corpo de Bombeiros, que teve que ser alterada de 90 cm para 1,10m. Esta alteração foi necessária para melhorar a segurança dos torcedores no estádio.

De acordo com o calendário de jogos do Estadual sul-mato-grossense o Estádio Arthur Marinho receberá no dia 24 de janeiro a partida entre Corumbaense e Operário. No dia 31, o estádio volta a ter partidas neste mês com o confronto entre Corumbaense e Bataguassu.

Exigências - Entre as medidas solicitadas estão a apresentação de laudos atualizados de segurança estrutural, prevenção e combate a incêndio, acessibilidade, conforto, além de condições sanitárias e de higiene.

O MPMS também determinou a publicação de edital e a comunicação a órgãos competentes, reforçando a necessidade de cumprimento das normas.

O órgão alertou ainda para a responsabilidade solidária dos organizadores em caso de falhas que possam resultar em prejuízos aos torcedores.