ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

Natação nunca deixou de ser prioridade no Rádio, diz ex-presidente

Paulo Nonato de Souza | 22/12/2017 08:35
Othon Barbosa comandou o Rádio Clube no período de fevereiro de 2013 a abril de 2017 (Foto: Willian Leite/Divulgação)
Othon Barbosa comandou o Rádio Clube no período de fevereiro de 2013 a abril de 2017 (Foto: Willian Leite/Divulgação)

A natação do Rádio Clube nunca deixou de ser referência em Mato Grosso do Sul, e nos últimos cinco anos, entre 2012 e 2017, apresentou um saldo positivo de atividades e conquistas de medalhas em competições estaduais, nacionais e até internacionais, diz o balanço divulgado pela gestão do ex-presidente da entidade, Othon Barbosa.

Em resposta à análise de desempenho da modalidade em Mato Grosso do Sul, feita pelo técnico Jehilson da Silva, em entrevista ao Campo Grande News, esta semana, quando disse que nos últimos 10 ou 15 anos a falta de continuidade de uma natação competitiva no Rádio Clube fez com que muitos atletas preferissem buscar outros clubes de Campo Grande para receber apoio e trabalho técnico de melhor qualidade, Othon afirma que a natação sempre fez parte do seu planejamento de investimentos.

“Na minha gestão, que foi de fevereiro de 2013 a abril de 2017, até por determinação do Conselho houve uma redução de investimentos, mas a natação teve prioridade, pois sempre foi o carro-chefe das atividades esportivas do Rádio Clube”, declarou o ex-presidente.

Parque Aquático do Rádio Clube, tradicionalmente recebe as principais competições estaduais, regionais e nacionais em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)
Parque Aquático do Rádio Clube, tradicionalmente recebe as principais competições estaduais, regionais e nacionais em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)

Segundo ele, na sua gestão houve investimentos não apenas em competições, mas também em cursos de qualificação dos professores de natação no sentido de buscar resultados positivos com ênfase na formação de atletas, mas principalmente de cidadãos.

“Tivemos alguns problemas, mas mesmo passando por crise financeira nós priorizamos a natação. Isso rendeu bons frutos, ganhamos campeonatos que há muito tempo o Rádio Clube não ganhava, como o Brasileiro de Master, por exemplo”, ressaltou Othon.

De acordo com os dados, em 2012 a natação do Rádio iniciou a temporada com títulos de primeiro lugar em competições importantes, como o Festival Nado Livre, em parceria com a Escola Mace, em Campo Grande, o Master de Natação, em Niterói (RJ), onde conquistou quatro medalhas – duas de ouro, uma de prata e uma de bronze – o Torneio Centro-Oeste Infanto-Juvenil, o Brasileiro de Master, em São Luís (MA), o Centro-Oeste Mirim e Petiz, em Rondonópolis (MT), o Brasileiro Infantil de Inverno, em Aracaju e Recife, e o Mundial Master, disputado na cidade de Riccione, na Itália.

Além das conquistas de 2012, o balanço aponta outros resultados importantes, como no Campeonato Estadual de Inverno, em 2015, disputado no Parque Aquático do Rádio Clube, com vitória em todas as categorias, do mirim e petiz ao máster, depois o título de campeão no Torneio Centro-Oeste Mirim e Petiz, em Anápolis (GO). O evento reuniu 18 equipes dos estados do Centro-Oeste.

Em 2016, o Rádio Clube venceu o Circuito FEDAMS de Natação, realizado na Escola Mace, em Campo Grande, com a conquista de 79 medalhas nas categorias pré-mirim e máster. Ainda de acordo com o balanço, também em 2016 o clube venceu o Estadual de Inverno nas categorias infantil, juvenil e sênior, o Campeonato Estadual Master de Inverno, o Estadual Mirim e Petiz de Inverno com uma equipe de 80 atletas em parceria com a Escola Mace, e o Torneio Centro-Oeste Infanto-Juvenil, realizado no Parque Aquático do Rádio Clube.

Em 2017, Othon Barbosa deixou a presidência do Rádio Clube no dia 13 de abril, dando lugar ao novo presidente, o advogado Renato Antônio Pereira de Souza, mas, conforme os dados divulgados, o setor de esportes manteve uma programação de competições em todas as categorias para o longo do ano, tanto em nível estadual, como regional e nacional, entre maio e dezembro.

Nos siga no Google Notícias