ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Prefeito anuncia escolinha de futebol para crianças com paralisia cerebral

O anúncio foi feito após reunião com campeões de MS no Parapan-Americanos

Maressa Mendonça e Viviane de Oliveira | 04/09/2019 19:28
Diretor presidente da Fundação Municipal de Esportes, Rodrigo Terra, paratletas e prefeito Marcos Trad (PSD) durante reunião no gabinete (Foto: Divulgação)
Diretor presidente da Fundação Municipal de Esportes, Rodrigo Terra, paratletas e prefeito Marcos Trad (PSD) durante reunião no gabinete (Foto: Divulgação)

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) anunciou, nesta quarta-feira (4), que vai ampliar o projeto Escola Pública de Futebol com a inclusão de crianças com paralisia cerebral em turmas de futebol de sete. Este anúncio foi feito após reunião com paratletas sul-mato-grossenses campeões no Parapan-Americanos.

De acordo com Marquinhos, “em duas ou três semanas” o projeto já deve estar funcionando. Ele disse ser uma ideia recente, totalmente relacionada com o alto desempenho dos atletas do estado no Parapan-Americanos. Ainda segundo ele, atualmente três mil crianças participam do projeto Escola Pública de Futebol. Este número deve aumentar com a abertura de turmas de futebol de sete.

Em entrevista à assessoria de imprensa da prefeitura, o diretor presidente da Fundação Municipal de Esportes, Rodrigo Terra, adiantou que “o projeto acontecerá no Parque Ayrton Senna onde já temos projetos voltados ao paradesporto como a Bocha, o Atletismo e a Petra.”

Os medalhistas - Dos cinco paratletas sul-mato-grossenses apenas um não participou da reunião porque passou mal e teve de voltar para casa. O auxiliar técnico da Seleção, Marcos dos Santos Ferreira, declarou que “Esse título foi importante para ele e para os atletas porque dá maior visibilidade ao esporte”. Antes de ser técnico, Ferreira também foi paratleta. Ele começou em 1996 e foi até 2016.

Eles saíram de Campo Grande no dia 17, chegaram em Lima, no Peru dia 18 e começaram a jogar no dia 24. Ao todo foram seis jogos e eles perderam apenas para os Estados Unidos. O grupo recentemente tinha voltado de Sevilha, na Espanha, onde disputaram mundial. “Vai servir para aperfeiçoar mais a equipe e entrosar esse título é resultado de um trabalho que a gente vem fazendo”, completou.

Os treinos da equipe ocorrem no Rádio Clube e no Parque Ayrton Senna. Quando há uma disputa importante agendada eles se encontram todos os dias da semana. Em outras ocasiões, são três vezes por semana.

Para Ferreira, a vitória no Parapan-Americano “foi um marco na história e isso é muito importante para qualquer técnico”.

Heberth Lemes, de 23 anos, é capitão do time. Ele atua como zagueiro e meio campo e começou a jogar em 2014. Para ele, o grupo colheu o fruto de um ano de trabalho. Este foi o primeiro mundial e a primeira Parapan que participam.

“Sentimos o sabor de carregar a bandeira do Brasil lá fora, ouvir o hino nacional com a medalha no peito. É uma sensação inexplicável! O atleta sonha em chegar lá e voltando vitorioso é melhor ainda”, declarou.
O zagueiro e lateral Heitor Luiz Ramires, de 20 anos, disse que é uma experiência inesquecível. “Foi uma emoção muito grande representar o país e conseguir trazer um título”.

Também fazem parte da equipe o goleiro Moacir Fernando, de 31 anos, o lateral e atacante Leonardo Giovani, de 23 anos, e Wesley Gabriel dos Santos Ferreira.

Nos siga no Google Notícias