ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Reformado, Belmar terá restaurante fit de dia e “barzinho” à noite

Reinauguração será realizada nesta quinta, às 19h15, dentro da programação de aniversário da Capital.

Anahi Gurgel | 02/08/2018 17:30
Quadr de areia no Belmar Fidalgo foi inteiramente renovada. Entrega acontece nesta noite (02). (Foto: Fernando Antunes)
Quadr de areia no Belmar Fidalgo foi inteiramente renovada. Entrega acontece nesta noite (02). (Foto: Fernando Antunes)

Será na noite desta quinta-feira (02), às 19h15, a entrega da reforma da Praça Esportiva Belmar Fidalgo, construída em 1933 – uma história que se confunde com os 119 anos da Capital Morena. Completamente repaginado e até com totens com código QR disponíveis para os frequentadores, o espaço promete virar um novo point de Campo Grande.

Foram tempo inesquecíveis, quando o local era ainda o estádio oficial do uno Mato Grosso. Estádio, sim! A quadralocalizada entre as ruas 15 de novembro, 13 de junho e Barão do Rio Branco, era rodeada de arquibancadas, cabines para transmissões dos jogos de futebol e toda a estrutura de um estádio.

“Foram realizadas partidas históricas. Até o rei Pelé jogou aqui pelo Santos. O Belmar era nosso 'pré-Morenão'. Deixou de ser estádio em 1987 e, claro, que tem muita história para contar. Queremos resgatar todas e também oferecer um novo ponto de encontro para o campo-grandense”, diz o diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), Rodrigo Terra.

Semi confere o cronômetro instalado no Belmar. "Foi surpresa. Era o que a gente queria". (Foto: Anahi Gurgel)
Semi confere o cronômetro instalado no Belmar. "Foi surpresa. Era o que a gente queria". (Foto: Anahi Gurgel)

Todas as partidas de futebol, os eventos e outros acontecimentos da praça poderão ser conhecidos no Memorial Belmar Fidalgo, instalado na sede administrativa, e que será inaugurado no dia 30 de agosto, dentro da programação de aniversário de Campo Grande. O museu tem apoio do Campo Grande News. 

Para hoje foi organizada uma grande festa, já comemorada por usuários, moradores da região e atletas que passaram pelo local nesta tarde.

“Frequento esse lugar desde quando ainda era estádio. Vi e vivi muita coisa aqui. Depois que virou praça esportiva, em 1987, passei a fazer caminhadas e exercícios. Essa reforma revolucionou o Belmar. Até um relógio com cronômetro, que fazia muita falta, foi instalado”, observou o empresário Semi Salomão Saigali, 80 anos.

“Treino há dois anos aqui, e já senti diferença, principalmente na iluminação. Antes era horrível, até atrapalhava o desempenho dos treinos. A estrutura para os atletas está excelente”, avalia Jean Cláudio Santos Silva, 20, jogador profissional de voleibol.

Atletas profissionais deram "um pulo" na praça esportiva, nesta tarde, e comemoram nova estrutura. (Foto: Fernando Antunes)
Atletas profissionais deram "um pulo" na praça esportiva, nesta tarde, e comemoram nova estrutura. (Foto: Fernando Antunes)

De passagem por Campo Grande para participar de um campeonato de vôlei, o também atleta profissional Bruno Araújo, 22, vindo de Maringá (PR), elogiou o local. “Chama a atenção que é um espaço público. Tem ótima estrutura e está aberto aos moradores. Essa iniciativa entre a administração municipal e a iniciativa privada deveria ser expandida”, sugere.

Ele fala do investimento de aproximadamente R$ 500 mil feito pelas empresas Plaenge e Sicredi, em uma parceria inovadora com a prefeitura. "É diferente de tudo o que já foi feito. Não é privatização. Com essa integração, ganha a iniciativa privada, com direito a publicidade, o poder público, que continua administrando a praça, e principalmente, os usuários", explica Rodrigo Terra. 

Rodrigo Terra mostra para Semi como funciona o QR Code, que estará disponível para usuários do Belmar. (Foto: Anahi Gurgel)
Rodrigo Terra mostra para Semi como funciona o QR Code, que estará disponível para usuários do Belmar. (Foto: Anahi Gurgel)

Novidades – Foi uma reforma completíssima, que teve início em meados de maio deste ano. O campo de futebol foi todo gradeado, a grama substituída. O Belmar todo recebeu nova pintura, a iluminação foi trocada por lâmpadas LED.

Também teve reforma na sede administrativa - onde foi instalado o Memorial - ambiente que estava com bastante infiltração. Teve ainda troca da areia das quadras, reestruturação das arquibancadas, banheiros, parquinhos para crianças, aparelhos de ginástica, bebedouros. A pista de caminhada foi inteiramente recapeada e toda a sinalização e marcações refeitas.

A praça esportiva agora está moderna, conectada no chamado código QR. “Foram instalados 3 totens com conteúdos disponíveis aos usuários. Basta capturar a imagem com o celular para ficar por dentro da programação das atividades, das informações do Memorial e de dados sobre a estrutura do espaço”, explica Terra.

“Estamos prestes a publicar edital para reativar a lanchonete do Belmar. Durante funcionamento da praça, até 21h, vai comercializar água, suco, sanduíches naturais, água de coco, uma alimentação mais saudável, um restaurante fitness. Depois desse horário, ficará aberto somente do lado de fora, como um barzinho para reunir os amigos num happy hour. Será um novo point de nossa Capital”, adianta.

Abaixo, confira galeria com imagens da reforma do Belmar Fidalgo, que será entregue logo mais. Só não foi permitido registrar o Memorial, "para não estragar a surpresa". Dia 30, o Campo Grande News mostra. 

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias