ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Esportes

Retorno do Paulista tem 1º duelo entre Timão e Verdão sem público da história

Torneio estava parado há mais de 120 dias em razão da pandemia de covid-19

Marta Ferreira | 22/07/2020 08:25


A Arena Corinthians, em Itaquera, vai receber partida sem público nesta noite. (Foto: Agência Brasil)
A Arena Corinthians, em Itaquera, vai receber partida sem público nesta noite. (Foto: Agência Brasil)

O duelo entre Palmeiras e Corinthians marca a volta da primeira divisão do Campeonato Paulista, após 128 dias de paralisação nesta quarta-feira (22). O jogo será na Arena Corinthians, em Itaquera, sem público, pela primeira vez.

Primeira unidade da federação a ter casos e mortes pela covid-19, São Paulo passou de 20 mil mortes pela covid-19. No dia 1º de junho, foi colocado em prática o Plano São Paulo, prevendo reabertura gradual das atividades econômicas em meio à quarentena decretada em 22 de março.

O estado foi dividido em 17 regiões, qualificadas em cinco fases: Vermelha, Laranja, Amarela, Verde e Azul. Quanto mais avançada, maior a flexibilização autorizada.

No momento, somente a cidade de São Paulo, a maior parte da região metropolitana da capital e a Baixada Santista podem receber partidas.

Segundo o protocolo, todos os envolvidos com o futebol têm de passar por testes frequentes para identificar a presença ou não do vírus. Semanalmente, os clubes vêm divulgando o resultado dos exames e isolando os profissionais infectados.

Paralisação - A competição foi interrompida em 16 de março, após a vitória do Guarani sobre a Ponte Preta, por 3 a 2, no dérbi de Campinas (SP), em jogo com portões fechados. Assim será na sequência do Estadual, previsto para encerrar em 8 de agosto.

Até o fim do torneio, não há previsão para retorno do público aos estádios.

Na primeira fase, os 16 participantes estão divididos em quatro grupos, com quatro times, sendo que as equipes só encaram as que estão em chave diferente. Os dois melhores de cada grupo passam de fase e se enfrentam nas quartas de final, em jogo único. A duas rodadas do fim, só há dois clubes garantidos no mata-mata: São Paulo e Red Bull Bragantino.

A melhor campanha geral é do Santo André, com 19 pontos, assim como o do Palmeiras, mas à frente no saldo de gols. Ambos estão no mesmo grupo (B). Na outra extremidade, Ponte Preta, com sete pontos, e Botafogo, com oito, estariam hoje rebaixados à Série A2 (segunda divisão).

Com as cidades de Campinas e Ribeirão Preto (SP) fora da Fase Amarela, eles terão que mandar jogos longe de casa. O Botafogo, aliás, manifestou desagrado com o retorno do Estadual e com a adaptação no regulamento que deu, até a última terça-feira, novo prazo para inscrições de atletas.

Rio Grande do Sul - Nesta noite, também haverá o retorno do campeonato gaúcho, também com clássico Gre-Nal.  

Líder do seu grupo, o Grêmio que seguir invicto diante do rival nesta temporada, após uma vitória e um empate. O campeão do segundo turno do Estadual definirá quem enfrentará o Caxias na fina. A partida é no Estádio Centenário.

Ambos os clássicos serão às 20h30, no horário de MS.  O Gre-Natal terá transmissão no canal fechado Sport TV e na Globo para o Rio Grande do Sul. O jogo em São Paulo terá transmissão pela TV Globo e no canal Sport TV.

(Matéria editada às 9h06 para correção de informação)

Nos siga no Google Notícias