A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

03/06/2018 13:55

Torneio de futebol reúne mais de 600 indígenas no Los Angeles

Campeões serão conhecidos na tarde deste domingo no Centro de Treinamento do Cene, em Campo Grande

Gabriel Neris
Partidas estão sendo realizadas simultaneamente em três campos (Foto: Marina Pacheco)Partidas estão sendo realizadas simultaneamente em três campos (Foto: Marina Pacheco)

Pelo menos 600 indígenas estão participando neste domingo (3) da 10ª edição da Copa Indígena Rei da Paz de futebol, em Campo Grande. Todos são da aldeia Terena.

De acordo com o organizador Mário Marcos de Oliveira, a competição tem como objetivo pregar o respeito entre os membros e também tem um viés social. As partidas acontecem simultaneamente em três campos do Centro de Treinamento do Cene, no Jardim Los Angeles – região sul da Capital.

Segundo ele, a competição reúne 18 equipes masculinas e mais quatro femininas. “A ideia é espalhar [o evento] para outros municípios e trazer os campeões para Campo Grande”, conta.

O evento nasceu a partir da Copa da Paz – evento idealizado por Sun Myung Moon, o Reverendo Moon, líder religioso sul-coreano e fundador da Igreja da Unificação, de onde foi criado o Cene.

A competição visa afastar os jovens de brigas, drogas, alcoolismo, individualismo e discriminação, seja ela racial, cultural ou religiosa. “Vamos levar o campeão e o vice deste ano para Sorocaba”, conta. Os campeões devem enfrentar equipes paulistas em agosto deste ano e conhecer a estrutura do Atlético Sorocaba, outro clube administrado pela igreja.

Em agosto de 2008 foi realizada a primeira Copa Indígena Rei da Paz na aldeia Água Branca, distrito de Taunay, em Aquidauana – a 135 km de Campo Grande. Desde então as disputas também ocorrerem em Anastácio e Dois Irmãos do Buriti.

Para realizar o evento, o Cepam (Centro Educacional para Paz Mundial) contou com a parceria de outras entidades, como ônibus para o deslocamento das equipes, alimentação e o próprio Cene, que cedeu toda a sua estrutura. Os campeões serão conhecidos a partir das 15h. 

Partida terminou empatada e foi decidida nas cobranças de pênaltis (Foto: Marina Pacheco)Partida terminou empatada e foi decidida nas cobranças de pênaltis (Foto: Marina Pacheco)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions