ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Três jogadoras de MS disputam Mundial de Flag Football pelo Brasil

O Cobrarés destacou o trio nas redes sociais e celebrou a presença das atletas na competição.

Por Judson Marinho | 13/08/2026 19:07
Três jogadoras de MS disputam Mundial de Flag Football pelo Brasil
Atletas de MS Lica Lira, Taísa Alencar e Milena Ajiki convocadas para disputa do mundial com a seleção brasileira (Imagem: Cobrarés)

Três atletas do Cobrarés Flag Football, de Campo Grande, estão representando o Brasil no Campeonato Mundial de Flag Football da IFAF (Federação Internacional de Futebol Americano) 2026, que ocorre entre os dias 13 e 16 de agosto, em Düsseldorf, na Alemanha.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

As atletas Lica Lira, Taisa Alencar e Milena Ajiki, do clube Cobrarés de Campo Grande, representam a seleção brasileira feminina no Campeonato Mundial de Flag Football 2026, em Dusseldorf, na Alemanha. A competição integra o ciclo preparatório para a estreia da modalidade nos Jogos Olimpicos de 2028. No Grupo D, o Brasil enfrentou Japão e Canadá, buscando recuperação contra o Panamá. Sob o comando de Ingrid Camargo, a equipe tenta superar marcas históricas e consolidar sua evolução técnica.

Lica Lira, Taísa Alencar e Milena Ajiki integram a seleção brasileira feminina na competição que reúne as principais equipes do mundo.

Lica atua como quarterback (QB), enquanto Taísa e Milena jogam como wide receivers (WR). O trio foi destacado pelo Cobrarés nas redes sociais, que celebrou a presença das atletas no principal palco internacional da modalidade.

“Três atletas. Três talentos. Uma mesma camisa: Brasil”, publicou o clube campo-grandense.

O Mundial deste ano tem um significado especial para o flag football. Além de reunir as melhores seleções do mundo, a competição é um dos principais passos da modalidade rumo à estreia nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

A seleção brasileira feminina está no Grupo D, ao lado de Japão, Canadá e Panamá. A chave reúne três seleções das Américas e o Japão, atual medalhista de bronze do Mundial de 2024.

O Brasil, que terminou na quinta colocação continental nas Américas 2025, chegou à competição com o objetivo de superar as favoritas do grupo. No entanto, nas duas primeiras rodadas, a equipe brasileira acabou derrotada.

Na estreia, na quinta-feira (13), o Brasil perdeu para o Japão por 32 a 0. Depois, também foi superado pelo Canadá, por 36 a 6.

O grupo brasileiro reúne adversários com histórico positivo nos confrontos contra a seleção. O Japão conquistou o bronze no Mundial de 2024, enquanto o Canadá chega como uma das principais forças da chave. Já o Panamá venceu os dois encontros mais recentes contra o Brasil, em 2023 e 2025.

O Brasil não vence nenhuma das três seleções desde 2021. Contra o Japão, o último triunfo brasileiro aconteceu justamente no Mundial daquele ano, ainda na fase de grupos.

Diante do Panamá, a única vitória brasileira ocorreu no primeiro confronto entre as equipes, em 2012. Já contra o Canadá, o Brasil ainda busca sua primeira vitória.

A vaga para o Mundial de Düsseldorf foi conquistada após a campanha nas Américas 2025. Mais recentemente, a seleção brasileira confirmou a força no continente sul-americano ao conquistar o título do Sul-Americano 2026, na Colômbia, com vitória por 21 a 19 sobre as anfitriãs na decisão.

A seleção também tem como referência a campanha de 2021, quando chegou à disputa pelo bronze no Mundial realizado em Israel. Na ocasião, o Brasil perdeu para a Áustria e terminou fora do pódio, mas garantiu uma vaga inédita no The World Games.

Na edição mais recente do Mundial, disputada em 2024, na Finlândia, o Brasil terminou na 13ª colocação geral.

Atletas de MS na seleção - Entre as jogadoras que representam o Brasil estão as três atletas do Cobrarés. Taísa Alencar, inclusive, permanece na seleção desde a campanha de 2021, ao lado de Lara Torelli e Giga.

Para o Cobrarés, a presença de Lica, Taísa e Milena no Mundial representa também o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo clube em Campo Grande.

“O Cobrarés estará daqui, de Campo Grande, torcendo, vibrando, acompanhando cada jogada e sentindo muito orgulho de vocês”, destacou o clube.

A equipe brasileira é comandada pela técnica Ingrid Camargo, que integra a comissão técnica desde 2018, quando começou como assistente de defesa.

Em 2021, assumiu a coordenação ofensiva e posteriormente passou ao cargo de head coach, função que já exercia na campanha das Américas 2025.

Agora, com três representantes de Mato Grosso do Sul no elenco, o Brasil encerra a participação na fase de grupos diante do Panamá. A partida está marcada para sexta-feira (14), às 4h15 (horário de Mato Grosso do Sul).