ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Jogo Aberto

Academia para policiais civis deve começar em março

Ângela Kempfer e Marta Ferreira | 28/01/2020 06:00
Policiais civis conduzem preso a delegacia: previsão é de turma nova em março, depois de três anos de concurso. (Foto: Arquivo)
Policiais civis conduzem preso a delegacia: previsão é de turma nova em março, depois de três anos de concurso. (Foto: Arquivo)

Expectativa - Depois que a Justiça mandou o Governo de Mato Grosso do Sul convocar para curso de formação policiais civis aprovados em certame iniciado no ano de 2017, e que ficou parado em razão de ação judicial, a perspectiva que circula nos bastidores é que a academia seja iniciada no mês de março. São cerca de 500 alunos, para assumir os cargos de investigador e escrivão de polícia.

Comunicação - Pela determinação judicial, do desembargador Nélio Stábile, o prazo é de 30 dias depois da notificação para início da formação dos policiais. O acompanhamento do processo mostrava, nesta segunda-feira, que a notificação ainda não chegou à PGE (Procuradoria Geral do Estado).

Números - Esse concurso de 2017 prevê 180 vagas de investigador e escrivão. Existe um outro certame autorizado, desde o ano passado, com mais 170 vagas. O objetivo é reforçar o efetivo da Corporação, atualmente em 2,2 mil servidores.

Finalmente - O advogado do policial Civil Márcio Cavalcanti da Silva, conhecido como "Márcio Corno", apresentou nesta segunda-feira defesa no processo sobre apreensão de arsenal pertencente à organização criminosa alvo da Operação Omertà. O documento foi anexado à ação dias depois de pedido do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para que fosse nomeado defensor público, em razão da demora.

Inocente - No documento, o advogado André Borges afirma que Márcio impugna a denúncia e diz que não há provas da participação do cliente nos crimes. Também relaciona oito testemunhas de defesa, anotando que não houve como garantir a presença delas "espontaneamente" 

Vergonha alheia - Frente a frente com secretário estadual de Segurança, Antônio Carlos Videira, com o comandante da Polícia Militar, coronel Waldir Acosta, e com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a senadora Soraya Thronicke (PSL) disse que “passou vergonha” ao apresentar índices de apreensões no Estado ao ministro da Justiça, Sergio Moro.

Puxando tapete - Segundo ela, o ex-juiz federal da Vara Criminal de Curitiba (PR) disse que o Paraná está à frente de Mato Grosso do Sul no volume de ilícitos apreendidos. A senadora acredita que o índice motivou o ministério a acelerar a implantação do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) no estado vizinho.

Mal informado - Em discurso no Palácio Tiradentes, ontem, Soraya cobrou repasse dos “números corretos”. Quando o microfone passou de mão, Azambuja retrucou. O tucano apontou que Moro está “mal informado”. “A maior apreensão quem faz é Mato Grosso do Sul, não é o Paraná”, disparou, antes de completar que só as forças estaduais recolheram 367 toneladas de drogas em 2019.

Voto vencido - Titular da Sejusp, Antônio Carlos Videira revelou que foi voto vencido no posicionamento contrário à separação do ministério da Justiça e Segurança Pública em duas pastas, discutida durante reunião do colégio de secretários estaduais de segurança.

Boa velocidade - Na avaliação dele, as tratativas com a pasta tocada por Sergio Moro caminham em boa velocidade e uma separação poderia engessá-las. Do colégio, 11 secretários votaram por levar a divisão do ministério à apreciação de Jair Bolsonaro (sem partido); nove se opuseram. O presidente já disse, em entrevista recente, que a chance de separação “é zero”.

Nos siga no Google Notícias