Black Friday no Centro? Só com o velho horário
Sem definição - Mesmo com o início oficial da Black Friday nesta sexta-feira (28), quem pretende aproveitar as promoções no Centro de Campo Grande terá de se contentar com o horário tradicional do comércio, das 9h às 18h . Com o fim de ano se aproximando, ainda não há qualquer acordo para ampliar o horário de funcionamento neste fim de ano. Segundo o Sindicato dos Empregados no Comércio, o setor patronal sequer marcou a reunião que deveria definir o expediente especial. Enquanto isso, consumidores e lojistas seguem à espera de uma definição.
Clima natalino — A Câmara Municipal entrou no clima de Natal e decorou um dos corredores com cortinas vermelhas, luzes, árvore de Natal e dois ursos enormes. Cercado de presentes, até um Papai Noel apareceu ontem (27) e tirou fotos com vereadores, servidores e visitantes da Casa de Leis.
Cartas adotadas — Os presentes espalhados faziam parte de uma parceria entre a Câmara e os Correios, por meio da qual servidores e vereadores adotaram 259 cartas com pedidos de crianças da Emei Vera Alva, no bairro Jardim Los Angeles. Durante a inauguração da decoração, o presidente da Casa, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), agradeceu aos envolvidos. “É importante que a Câmara participe desse sonho das crianças de poder receber um presente mágico. Os servidores da Casa estão muito engajados, e eu quero agradecer a todas as servidoras e servidores que se comprometem com essa causa.”
Medalha – A ex-senadora Marisa Serrano foi homenageada na Câmara Municipal com a Medalha Dr. Arlindo de Andrade Gomes, entregue durante a sessão ordinária de quinta-feira (27). Ela agradeceu o reconhecimento e destacou a alegria de retornar à Casa, onde iniciou sua carreira política em 1977, ainda na época da divisão do Estado. “Se eu conseguir ajudar um pouco a minha cidade, o meu estado, o meu país, é uma forma de dizer que valeu a vida, valeu o esforço e o trabalho”, afirmou.
Executiva nacional – Marisa também contou à imprensa que passou a integrar a Executiva Nacional do PSDB após a convenção do partido realizada ontem (27). Ela destacou que fará parte do grupo ao lado do deputado federal Geraldo Resende. Disse estar “muito feliz” com a escolha e ressaltou que o novo presidente da sigla, Aécio Neves, é um “querido amigo”.
Aduana - A Receita Federal liberou, de forma temporária, que a Base Aérea de Campo Grande realize operações aduaneiras, funcionando para operações internacionais. Na prática, isso significa que o local poderá receber e enviar aeronaves do exterior, fazer carga, descarga e despacho de mercadorias, além de permitir o embarque e desembarque de viajantes.
Prazo - A autorização é válida em dois períodos: de 27 de novembro de 2025 a 8 de janeiro de 2026, e depois, de 7 de março a 13 de abril de 2026. Durante essas datas, todo o controle aduaneiro fica a cargo da Delegacia da Receita Federal, que acompanhará as operações no recinto.
Exercício – Sobre a autorização temporária para operações internacionais na Base Aérea de Campo Grande, a Força Aérea Brasileira informou que o segundo período de liberação está relacionado ao Exercício Cooperación, que ainda está em fase de planejamento pelo Comando de Operações Aeroespaciais. Como a atividade segue em organização, a FAB afirma que a lista de países participantes ainda não está definida e que, assim que houver confirmação, a própria Força Aérea fará a divulgação oficial. No entanto, segue o mistério em relação a primeira data.
Spray - As mulheres de Mato Grosso do Sul poderão ter acesso a sprays de extratos vegetais para legítima defesa, conforme prevê o Projeto de Lei 315/2025, apresentado nesta quinta-feira (27) pelo deputado Lidio Lopes (sem partido) na Assembleia Legislativa. A proposta autoriza a venda do spray, classificado como não letal e com concentração máxima de 20%, para mulheres acima de 18 anos, ou para maiores de 16 com autorização dos responsáveis, limitado a duas unidades por mês e sem necessidade de receita médica.
Igual ao RJ - É mais um projeto cópia. Nesta semana, o governador Cláudio Castro sancionou a lei que permite o uso e a comercialização de sprays de extrato vegetal, como o de pimenta, tornando o Rio de Janeiro o primeiro estado brasileiro a autorizar oficialmente esse tipo de dispositivo para autodefesa feminina. Em Mato Grosso do Sul, o projeto ainda aguarda análise após o período de emendas, passando pela CCJR e, posteriormente, pelas comissões de mérito antes de seguir para votação em plenário.


