ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Jogo Aberto

Carga parada

| 14/01/2013 06:00

Em meio à ameaça de racionamento de energia no País, a termelétrica Willian Arjona, em Campo Grande, que poderia ser acionada para garantir o abastecimento, não tem como operar. Isso porque a Tractebel, dona da usina, trava uma batalha com a Petrobras em torno do preço do gás natural, principal combustível da usina. 

Capacidade
Operando, a William Arjona produz 190 MW de energia. Isso é suficiente para abastecer uma população de cerca de 500 mil pessoas. Ela costuma ser acionada justamente quando o sistema elétrico está em seu limite, quando os reservatórios das hidrelétricas estão baixos ou o consumo muito alto, caso do Verão.

Pioneira
A não utilização de gás pela William Arjona preocupa também a MS-Gás. A usina é um cliente de peso da estatal de Mato Grosso do Sul, tanto que foi a primeira, no País, a utilizar gás vindo da Bolívia, em 2001.

História sem fim
O pé-de-guerra do prefeito Alcides Bernal (PP) com os vereadores de Campo Grande pode ter novos ingredientes. No sábado, Bernal traduziu como "questionável" o reajuste que os parlamentares aprovaram para eles mesmos, no fim de 2012.

Não é comigo
As afirmações foram feitas à frente de dois parlamentares, os inseparáveis Chocolate e Cazuza, eleitos pelo PP que, pelo que se sabe, não se manifestaram contra o aumento.

Queixas
O progressista voltou a reclamar da decisão dos vereadores em relação ao orçamento municipal, que diminuiu a possibilidade de o prefeito aumentar os valores a serem investidos. Antes, o percentual era de 30% e para Bernal será de 5%. Ele continua descontente com isso.

Menos...
Bernal usou um bordão que ficou conhecido por acompanhar o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. "Deixem-me" trabalhar", arriscou, ao se queixar da Câmara.

Barbaridade
Ao falar da situação encontrada na Prefeitura de Aquidauana, José Henrique Trindade (PDT) disse que  Paulo Goulard, que chegou a ser preso em operação do Ministério Público, ainda recebia salários do Município.

Tentação
O ano mal começou e os servidores públicos estaduais já têm a possibilidade de antecipar o décimo-terceiro salário em Mato Grosso do Sul. A oferta aparece a cada vez que acessam a conta nos caixas eletrônicos.

Cautela
A antecipação, vale lembrar o alerta dos economistas, só é bom negócio para se livrar de um juro ainda maior. Caso contrário, acaba virando dor de cabeça no fim do ano, quando o benefício vier magrinho.

 

Nos siga no Google Notícias